Intensa frente fria chega ao Brasil neste fim de semana: há risco de tempo severo; confira

Uma frente fria avançará pela região Sul ao longo do domingo, causando tempestades intensas no Rio Grande do Sul. O oeste do Paraná e de Santa Catarina também serão atingidos.

Ao longo deste sábado (20), chuvas fracas já podem se formar no Paraná e Rio Grande do Sul, após vários dias de tempo mais firme, seco e quente que foram registrados ao longo desta semana. Mas é no Domingo (21) que uma frente fria vai de fato se formar e avançar pela região, causando chuvas intensas.

Já durante a manhã, tempestades começam a avançar pelo Rio Grande do Sul e, durante a tarde e a noite, atingem também o oeste do Paraná e de Santa Catarina. No oeste do Rio Grande do Sul, há risco de chuvas de até 100 mm no dia, rajadas pontuais de vento de até 100 km/h, e não se descarta a possibilidade de granizo.

Ao longo do domingo, há riscos de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas (raios) especialmente ao oeste do Rio Grande do Sul, mas também no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Previsão de acumulados totais até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais até o final do domingo ilustra regiões que serão mais afetadas pelas pancadas de chuva ao longo do dia, com destaque para o oeste do Rio Grande do Sul.

Previsões indicam ainda que o sistema permanecerá relativamente estacionário sobre a região Sul, o que fará com que essas pancadas de chuva continuem se formando ao longo da semana que vem.

Tempestades continuam na semana de Natal

Na segunda-feira (22), tempestades continuarão sendo registradas nessa mesma região - atingindo especialmente o Rio Grande do Sul, mas também o oeste de Santa Catarina e do Paraná. As pancadas de chuva mais fortes se formam durante a tarde e a noite, mas chuvas localizadas também podem ser registradas durante a manhã.

Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira ao meio-dia.
Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira ao meio-dia mostra possibilidade alta de tempestades se formarem no Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Os acumulados totais até a quarta-feira (24) podem chegar perto dos 200 mm de chuva, especialmente ao oeste do estado gaúcho - ao redor de municípios como São Borja e São Luiz Gonzaga, que deve ser a área mais afetada pelas chuvas intensas nos próximos dias.

No oeste do estado gaúcho, há risco de alagamentos, enchentes e deslizamento de terra, e não se descarta a possibilidade de ocorrência de granizo.

No feriado natalino, dia 25 de Dezembro, pancadas de chuva continuarão atingindo a maior parte do Rio Grande do Sul e também podem se formar em Santa Catarina e no Paraná. Isso fará com que o Natal seja chuvoso na região Sul, como é possível observar na imagem abaixo.

Previsão de chuva no dia 25 de Dezembro durante a tarde (esquerda) e a noite (direita).
Previsão de chuva no dia 25 de Dezembro durante a tarde (esquerda) e a noite (direita) mostra chuvas se formando em todos os estados da região Sul, o que resultará num natal chuvoso.

Por isso, se você mora em um dos estados da Região Sul, é importante se programar e se preparar para não ser pego de surpresa pelo mau tempo no Natal. Tome todo o cuidado possível para evitar enfrentar áreas de grande risco, como vias alagadas ou encostas propensas a deslizamentos de terra.