Frente fria intensa chega ao Brasil no início da semana do Natal; veja o que esperar

A partir do domingo, tempestades voltam a atingir a região Sul e continuam presentes durante a semana de natal, trazendo risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos durante um dos feriados mais aguardados do ano.

Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira.
Previsão de probabilidade de chuva na segunda-feira mostra que a semana de Natal começará com ocorrência de tempestades severas na região Sul, que continuam nos dias seguintes.

Neste momento, o tempo na região Sul passa por um período mais firme e seco. Até a sexta-feira (19), a probabilidade de chuva no Rio Grande do Sul Santa Catarina e Paraná permanecerá baixíssima.

Com o tempo seco, ao longo dos próximos dias, as temperaturas vão aumentar - chegando perto dos 35°C no oeste do Rio Grande do Sul. Além disso, a umidade relativa do ar vai cair consideravelmente, chegando a até 20% no interior do Paraná.

Previsões indicam que esta situação pode permanecer até o final da sexta-feira (19), quando o calor e o tempo seco atingem seu pico - como é possível observar na imagem abaixo.

Previsão de temperatura máxima e umidade relativa mínima na sexta-feira.
Previsão de temperatura máxima e umidade relativa mínima na sexta-feira mostra que o tempo ficará muito quente e seco nos estados da região Sul ao longo dos próximos dias.

No entanto, previsões indicam que o tempo começará a mudar bruscamente no final de semana, e em especial durante o domingo (21) e a segunda-feira (22), com a entrada de uma nova frente fria no país.

Tempestades retornam na semana de natal

Ao longo do sábado (20), chuvas pontuais e moderadas vão começar a se formar no Paraná e, já no domingo (21), se espalharão por toda a região Sul com a formação de tempestades com raios em todo o RS, SC e PR.

Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva no domingo durante a tarde mostra que pancadas de chuva podem voltar a se formar em toda a região Sul - com destaque para o oeste dos estados.

Isso ocorre devido à condições que impulsionam a formação de instabilidade atmosférica - inclusive um transporte significativo de umidade da região amazônica em direção à região Sul. Já na segunda feira (22), uma frente fria se configura nessa área instável e avança pela região Sul, causando tempestades em todos os municípios.

Até o final da segunda-feira (22), o sistema causará chuvas de até 100 mm em algumas cidades, o que traz risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra especialmente para áreas de risco. Além disso, rajadas localmente fortes de vento podem ocasionar a queda de galhos de árvores e cortes no fornecimento de energia elétrica.

O estado mais atingido pelas chuvas intensas será o Rio Grande do Sul, mas Santa Catarina e Paraná também registrarão tempestades muito significativas, especialmente durante a tarde e a noite.

Previsão de ventos, nebulosidade e chuva na segunda-feira durante a tarde.
Previsão de ventos, nebulosidade e chuva na segunda-feira durante a tarde mostra a frente fria avançando pelo Brasil e causando chuvas intensas em todos os estados da região Sul.

Previsões indicam que o sistema frontal permanecerá relativamente estacionário sobre a região Sul ao longo dos dias seguintes, causando a formação de tempestades inclusive na véspera de Natal e no próprio Natal, dias 24 e 25 de Dezembro.

Em outras palavras, o feriado natalino permanecerá muito chuvoso especialmente em Santa Catarina, no norte do Rio Grande do Sul e no sul e oeste do Paraná, com possibilidade de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.

Haverá condições para que pancadas de chuva continuem se formando inclusive após o feriado de Natal, atingindo todos os estados da região Sul ao longo dos dias seguintes.

Previsão de chuvas no final do dia 24 de dezembro.
Previsão de chuvas no final do dia 24 de dezembro mostra uma frente fria causando tempestades entre SC, norte do RS e sul do PR. Condições continuam ao longo do feriado de Natal.

Por isso, é importante se programar e se preparar para não ser pego de surpresa pelo mau tempo no Natal, tomando todo o cuidado possível para evitar enfrentar áreas de grande risco, como vias alagadas ou encostas propensas a deslizamentos de terra.