Bem vinda primavera! Como será o primeiro fim de semana da estação?

Neste sábado a estação das flores tem seu início. Hoje vamos falar da previsão para a transição das estações e a tendência para a primavera.

A primavera começa neste próximo sábado as 22h53min. As condições serão bastante favoráveis às atividades ao ar livre neste fim de semana.

A primavera irá começar às 22h53min do sábado. Essa estação é marcada pelo aumento da amplitude térmica, pelo fato de as temperaturas começarem a aumentar e o clima ainda ser seco em boa parte do país. Além disso, começam a se observar mudanças nos padrões de precipitação em todo o país, com chuvas passando a ocorrer mais no Norte, Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, a estação representa uma maior frequência de tempestades.

Previsão para o fim de semana

No sábado (22) o tempo firme irá predominar em praticamente todo o país, com pouca nebulosidade ao longo do dia e temperaturas elevadas na parte da tarde. As máximas chegam perto dos 40°C em Cuiabá e ficam em torno dos 30°C em Campo Grande, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

No Espírito Santo o tempo fica nublado e com chuva de fraca a moderada intensidade ao longo do dia. Condição semelhante para o leste do Nordeste, porém, como os ventos de leste sopram com fraca intensidade, a partir do fim da manhã a nebulosidade fica mais densa, mas com possibilidade de surgimento de sol. Previsão de chuva bastante fraca na faixa entre Salvador e Recife. Já no Centro-Oeste há a possibilidades de chuva isolada entre o fim da tarde e a noite no norte de Goiás e no leste do Mato Grosso.

Previsão do acumulado de chuva da sexta-feira até o domingo, segundo o ECMWF.

No domingo (23) o destaque fica para a Região Sul. Uma frente fria que se forma no sul do Uruguai chega ao Rio Grande do Sul durante a madrugada, provocando temporais na metade sul do estado. Pela manhã as instabilidades se concentram mais nas áreas do oeste, mantendo a condição de alerta. Nas demais áreas do estado, o tempo fica nublado e com chuva isolada. Na parte da tarde o tempo instável continua para todo o Rio Grande do Sul, com chuvas mais intensas ocorrendo na metade oeste e norte do estado.

Nos demais estados da Região Sul, o tempo segue firme e ensolarado. Somente no sul de Santa Catarina que a concentração de nuvens altas é maior, mas não impede o surgimento do sol. Previsão de chuva para o sul catarinense a parti do fim da tarde. No restante do país, sem grandes mudanças, com tempo firme e temperaturas elevadas. No Espírito Santo, o sol predomina. Já no leste do Nordeste, bastante nebulosidade e chuva fraca ao longo do dia, com tempo firme mais para noite.

Tendência para a primavera

Os modelos climáticos CFSv2, NMME e CanSIPS, estão em consenso com temperaturas ligeiramente acima da média para a Região Sul e na faixa leste, que vai do sul de São Paulo até o estado da Paraíba. Já para o estado do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso, as previsões mostram temperaturas abaixo do esperado para a estação. Já em relação à precipitação, o que se observa é uma distribuição das chuvas por boa parte do país, trazendo uma condição próxima à normalidade.