Alerta: tempestades e chuvas intensas no RS e em SC nesta sexta-feira

Na próxima sexta-feira a formação de uma frente fria contribui para a ocorrência de chuvas intensas e até mesmo tempestades sobre o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Massa de ar frio também já começa a atuar na Região Sul.

alerta, tempestades, granizo
Sexta-feira com alerta de tempestade e chuvas intensas que podem vir acompanhadas de granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Neste mês de maio foi observada uma mudança de padrão devido ao aumento da passagem de sistemas frontais pelo Centro-Sul do país, que proporcionaram o retorno das chuvas para parte da Região Sul e, principalmente, e a chegada das primeiras massas de ar polar.

Para os próximos dias não será diferente. Um sistema frontal se forma sobre a Região Sul e leva potencial para chuvas intensas e tempestades nesta próxima sexta-feira (28) no Rio Grande do Sul e no estado de Santa Catarina.

Alertas, distribuição e intensidade da chuva

Entre a madrugada e o início da manhã de sexta-feira (28), uma região de cavado se forma no oeste/noroeste gaúcho produzindo chuvas de fraca a moderada intensidade. No decorrer da manhã, o sistema ganha intensidade potencializando as chuvas nessa porção do Rio Grande do Sul e favorecendo a formação de instabilidades também sobre o centro-norte do estado, oeste e região do planalto de Santa Catarina. Há alerta de chuvas intensas, tempestades e queda de granizo.

No início da tarde, as chuvas mais intensas já ocorrem em todo o norte, oeste e porção central do Rio Grande do Sul, bem como nas áreas mais a oeste da Campanha e de divisa com o estado de Santa Catarina.

Por volta de meados da tarde, o alerta para tempestades, chuvas volumosas e queda de granizo se mantém para a Região Central, para a Serra, Campos de Cima da Serra, com acréscimo do sul de Santa Catarina. Na região metropolitana de Porto Alegre, a intensidade da chuva começa a aumentar, ocorrendo com forte intensidade mais para o fim do período.

Na parte da noite a região de cavado já se tornou uma frente fria e as chuvas de moderada a forte intensidade continuam a ocorrer em todo o norte do Rio Grande do Sul e regiões de divisa com o território catarinense.

Na madrugada, o alerta de chuvas intensas se estende para o meio-oeste de Santa Catarina e para o leste e norte do estado. Devido ao avanço da frente fria, há risco para pancadas mais intensas no sul e leste do Paraná.

Esse evento de precipitação pode provocar acumulados de mais de 100 mm em 24 horas no norte, noroeste e oeste do Rio Grande do Sul.