Virada de mês com incursão de forte massa de ar polar

No final deste mês, apesar da previsão de chuvas intensas no Centro-Sul. No entanto, o maior destaque fica para a intensa massa de ar polar que deve avançar na transição para junho, provocando o evento de frio mais intenso até o momento.

frio, geada
Transição de mês com possibilidade de muito chuvas e frio intenso no Centro-Sul. A massa de ar polar pode ser a mais intensa até o momento.

Nesta segunda quinzena de maio uma mudança de padrão ocorreu, com aumento da umidade no Centro-Sul do país, através da maior atuação de sistemas frontais, e, principalmente, da incursão das primeiras massas de ar frio mais intensas.

Essa condição se mantém para a transição do mês, quando os modelos GFS e ECMWF mostram chuvas que podem ocorrer de forma volumosa na Região Sul e nos estado do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, bem como de uma intensa queda de temperatura, a mais forte até o momento.

Acumulados de precipitação dos modelos GFS e ECMWF

Na sexta-feira (28), uma frente fria se une à uma região de cavado sobre a Região Sul, com probabilidade para a ocorrência de chuvas volumosas sobre o Rio Grande do Sul e centro-sul de Santa Catarina.

No fim de semana o sistema avança para o Sudeste. No momento os modelos divergem quanto ao posicionamento das instabilidades, no entanto, há possibilidade para a ocorrência de chuvas também intensas entre o norte do Paraná e o estado de São Paulo. Para o início da semana o sistema atua de forma mais costeira, deixando o tempo instável no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

O modelo ECMWF prevê os maiores volumes entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do estado de São Paulo, com chance de mais de 100 mm para o norte do Paraná. Já o GFS, aloca a maior taxa de precipitação sobre o estado do Rio Grande do Sul, onde também se pode superar os 100 mm.

Intensidade da massa de ar polar

Já na noite da sexta-feira (28), a massa de ar polar intensa inicia a sua incursão pelo Rio Grande do Sul, atuando em todo o Centro-Sul por volta do sábado (29). O ar frio consegue chegar até o noroeste do Mato Grosso e sul de Rondônia.

Por possuir uma trajetória continental a intensidade do frio passa a ser maior se o mesmo sistema tivesse uma incursão mais pelo oceano ao sul do Uruguai.

No momento, as mínimas mais baixas ocorrem na madrugada do dia 31, com temperaturas negativas em várias localidades do território gaúcho, de Santa Catarina e do sul do Paraná. Valores de -4°C a -6°C podem ocorrer na serra gaúcha e, principalmente, na catarinense. Não há possibilidade de neve, apenas geada, que deve ocorrer de forma generalizada.

Como ainda há divergência entre os modelos, a intensidade e posicionamento dos sistemas ainda podem sofrer mudanças.