Previsão

Calor intenso e retorno das chuvas intensas para a Região Sul

Nos próximos dias o escoamento de norte ganha intensidade e as temperaturas aumentam, intensificando bastante o calor. Destaque para o avanço de uma frente fria pela Região Sul, que pode proporcionar um novo episódio de chuvas volumosas e de intensos temporais.

Semana com presença de ZCAS e chuvas persistentes sobre o SE e CO

No último fim de semana a Zona de Convergência do Atlântico Sul se formou, proporcionando dias nublados e chuvosos em boa parte do país. O sistema característico da estação chuvosa se mantém ao longo desta semana e os maiores acumulados ocorrem sobre o Centro-Oeste e o Sudeste.

Sistemas de chuva não conseguem avançar e chuvas se mantêm no Sul

Devido a permanência de uma alta pressão ao sudeste do país, cavados e sistemas frontais não conseguem avançar e as chuvas se mantém em parte da Região Sul, principalmente sobre o Rio Grande do Sul. Assim, calor aumenta no restante do Centro-Sul e porção central.

Calor intenso e avanço de frente fria pelo Rio Grande do Sul

Uma condição pré-frontal contribui para o forte aumento das temperaturas no Centro-Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde as máximas podem chegar próximas dos 40°C. Chuvas podem ocorrer na forma de temporais, com potencial para transtornos.

Semana de poucas chuvas e de aumento das temperaturas

O padrão dos próximos dias é bastante diferente do da semana passada. As chuvas reduzem e as temperaturas entram em elevação em boa parte do país. Mais para o fim da semana, um frente fria avança pelo Rio Grande do Sul.

O que esperar para a segunda quinzena de Novembro de 2020?

Volumes de precipitação já superam a média de Novembro em parte da Região Norte e boa parte do Nordeste. Será que as chuvas vão continuar concentradas no Centro-Norte do país? Te mostramos aqui o padrão médio para as duas próximas semanas.

166 167 168 169 170