Fim de semana com alertas de chuvas volumosas e temperaturas amenas! Confira a previsão para o Sul e Sudeste

A frente fria, responsável pela quebra do calor, seguirá avançando pelo Sudeste neste final de semana, deixando o tempo instável e proporcionando uma queda brusca nas temperaturas. No Sul, a alta pós frontal manterá o tempo mais estável.

Frente fria provoca chuvas e queda de temperaturas no Sul e Sudeste
A passagem da frente fria manterá o tempo estável no Sul e instável no Sudeste! Nas duas regiões as temperaturas cairão bastante e a sensação de frio retornará.

A tão aguardada frente fria que temos anunciado nos últimos dias finalmente chegou ao Centro-Sul do Brasil para quebrar o padrão de bloqueio atmosférico que predominava desde a semana passada e foi responsável por uma intensa onda de calor no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, fazendo com que a sensação térmica chegasse a 62,3ºC na cidade do Rio de Janeiro!

Em sua passagem pelo Sul do Brasil entre a quarta (20) e quinta-feira (21) a frente fria provocou tempestades severas associadas a muitos prejuízos e estragos. No Rio Grande do Sul uma grande Linha de Instabilidade (LI) varreu o estado, provocando ventos de até 140 km/h e tempestades muito intensas na madrugada de quinta-feira.

Uma extensa Linha de Instabilidade, associada a passagem da frente fria, varreu o estado de São Paulo entre a tarde e noite de quinta-feira (21).

Entre a tarde e a noite de quinta a frente alcançou o sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, chegando a essas regiões também na forma de uma extensa LI, carregando diversos núcleos intensos de instabilidades associados a tempestades severas. O avanço dessa LI causou vendavais e tempestades de poeira que varreram partes do Mato Grosso do Sul.

Nesse momento a frente fria já atua na altura da costa da região Sudeste, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, onde são esperados grandes acumulados de chuva nas próximas horas. Dessa forma, o que podemos esperar das condições do tempo para esse final de semana sobre o Sul e Sudeste?

Tempo firme e temperaturas amenas na região Sul

Após as tempestades severas provocadas pela passagem da frente fria, a partir de hoje a região Sul ficará sob o domínio da alta pós frontal que ditará as condições do tempo sobre a região neste final de semana. Essa alta pressão será responsável por trazer a massa de ar mais frio para o interior do continente e por manter o tempo mais estável. Os ventos de sul associados a alta também serão responsáveis por aumentar a sensação de frio e derrubar os termômetros.

Nesta sexta-feira as máximas não deverão passar de 25ºC em grande parte dos estados do Sul, com exceção de uma faixa que se estende do oeste do Rio Grande do Sul ao Paraná, onde as máximas ainda serão mais altas, entre 26 a 30º C, com as maiores máximas ocorrendo no noroeste do Paraná. Já as temperaturas mínimas poderão chegar a 8ºC em parte da Serra Catarinense na madrugada de sábado (23).

No sábado as temperaturas máximas deverão ser parecidas com as registradas nesta sexta. No domingo os termômetros já devem começar a aumentar novamente na região, começando pelas mínimas que voltarão a ficar acima de 10ºC, inclusive nas regiões de serra e as máximas ficarão entre 25 a 28ºC em grande parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Na região de Porto Alegre as máximas poderão voltar ao patamar de 30ºC no domingo.

Como mencionado anteriormente, as chuvas não representarão grande perigo e preocupação ao Sul até domingo. Devido ao predomínio da alta pressão, o tempo firme predomina, principalmente no Rio Grande do Sul. Nos estados de Santa Catarina e Paraná, o escoamento de ventos vindos do oceano poderão gerar pancadas de chuva na faixa litorânea, mas que não devem ser de grandes volumes. Os maiores volumes previstos até domingo são de 60 a 70 mm sobre o leste do Paraná.

Chuvas volumosas e grande queda de temperatura no Sudeste

Nesta sexta-feira a frente fria manterá o tempo instável sobre grande parte do estado de São Paulo e Rio de Janeiro, com pancadas de chuva podendo ocorrer a qualquer momento do dia. Ainda sim, o destaque vai para o litoral norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, onde os acumulados poderão ser mais elevados. Estão previstos acumulados de 44 mm e 80 mm para as cidades de Angra dos Reis e Rio de Janeiro, respectivamente, para o dia de hoje!

As previsões continuam indicando acumulados de até 400 mm no estado do Rio de Janeiro até o final de domingo (24)! Esses altos acumulados poderão provocar prejuízos como inundações e deslizamentos de terra!

O destaque também vai para a queda das temperaturas. Na cidade de São Paulo a máxima não deverá passar de 23ºC nesta sexta e os termômetros cairão ainda mais no sábado (23), quando são esperadas temperaturas mínima de 15ºC e máxima de 21ºC, condições similares são esperadas no domingo (24).

Entre sábado e domingo a frente fria estará atuando mais a norte no Sudeste, mantendo o tempo instável e propenso às chuvas principalmente no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, levando as temperaturas frias a esses estados. Em Belo Horizonte, a máxima prevista será de 23ºC no sábado com mínima de 18ºC, enquanto a cidade do Rio de Janeiro não terá uma queda tão brusca de temperaturas, com temperatura máxima prevista de 26ºC.

Entre hoje e até o final do dia de domingo, diversas regiões do Sudeste deverão sofrer com os altos volumes de chuva, como é o caso do Rio de Janeiro que ainda mantém os altíssimos volumes já observados em previsões passadas, onde são esperados volumes próximos de 400mm! Além do Rio de Janeiro, o oeste de Minas Gerais e o sul do Espírito Santo também serão afetados, com acumulados de 200mm e 350mm, respectivamente.