Intensa frente fria já atua no Sul e avança em direção ao Sudeste. Alerta de chuvas muito volumosas e fim do calorão!

O avanço de uma frente fria pelo centro-sul do país vai gerar mudanças bruscas no tempo. A previsão é de chuvas intensas e queda acentuada das temperaturas, sendo o primeiro friozinho do outono.

frente
Frente fria avança pelo Sudeste no sábado (23) gerando mudanças bruscas no tempo e queda acentuada da temperatura.

A frente fria já chegou ao Sul do Brasil nesta quinta-feira (21) e gerou mudanças bruscas no tempo sobre boa parte do Rio Grande do Sul até o início da tarde de hoje, quando em 12 horas foram registrados pelo INMET volumes entre 40 e 50 milímetros em algumas cidades como Santiago, São Borja, São Vicente do Sul e Dom Pedrito.

A chuva chegou acompanhada por ventos de moderada a forte intensidade, e boa parte do estado gaúcho já foi atingida entre a madrugada, a manhã e o início da tarde de hoje, o que mostra uma condição de frente de rajada, que são ventos fortes que antecedem a chegada do sistema frontal em si.

Estações do INMET registraram rajadas de vento de 142km/h no Rio Grande do Sul. A intensidade dos ventos equivale à força de um furacão, o que gerou muitos estragos. Cerca de 1 milhão de gaúchos ficaram sem luz.

Essa frente fria vai seguir seu caminho nas próximas horas, avançando mais pela região Sul do Brasil, o que mantém o Rio Grande do Sul e coloca também os estados de Santa Catarina e Paraná em alerta máximo devido ao alto volume de precipitação e risco de tempestades severas com ventos, raios e granizo.

Eventos extremos e frio no Sul

A frente fria já chegou gerando um aumento de nebulosidade, provocando chuvas fortes e volumosas e também rajadas de vento de forte intensidade, o que resultou em transtornos e estragos por onde já passou.

estrafos
Temporal causa série de danos no RS | Foto: Ivan de Andrade / Prefeitura de Imbé / Divulgação / CP

Por enquanto, o sistema ficou restrito ao estado gaúcho, mas vai avançar de maneira rápida pela região Sul com expectativa de que chegue ao Sudeste ainda na noite de hoje e madrugada da sexta-feira (22).

Conforme a frente fria for avançando pelo centro-sul do país, o tempo vai sendo alterado de maneira brusca, onde condições características de verão como pancadas rápidas e muito calor darão espaço ao clima do outono que começou recentemente. Ou seja, o friozinho deve chegar! A previsão é de queda acentuada da temperatura no Sul, mas será que isso vai durar muito tempo?

frio
Temperatura mínima prevista para a manhã de sábado (23) na serra catarinense.

Na região Sul, após a chuvarada de hoje, o destaque será a nova mudança no tempo a partir desta sexta-feira com a chegada de uma massa de ar seco e frio que já tende a se espalhar por todo o Rio Grande do Sul.

A semana vai terminar com redução da chuva e da nebulosidade e com o aumento do frio após uma queda acentuada das temperaturas. Na campanha gaúcha, a mínima pode ficar abaixo dos 10°C, mas sem nenhum potencial para geadas.

Depois, essa massa de ar frio tende a se espalhar por boa parte da região Sul, o que vai gerar uma trégua do calorão também em outros estados. Pontos mais altos da serra catarinense podem amanhecer no sábado com termômetros em torno de 7°C.

Alerta de chuvas muito volumosas e fim do calorão no Sudeste

As chuvas intensas vão atingir o Sudeste a partir de amanhã e todo o final de semana será marcado por maior presença de nebulosidade, chuvas a qualquer momento do dia e uma queda acentuada das temperaturas. Conforme a frente fria avançar, as mudanças vão sendo registradas e os transtornos também.

O volume de chuva continua excepcional em partes do Sudeste como no litoral de São Paulo e principalmente no Rio de Janeiro, onde ainda são esperados volumes em torno de 500 milímetros, o que gera um alto risco para estragos e desastres. Áreas de maior risco são as encostas devido ao excesso de umidade e chance para erosão.

Além da chuva que pode ser persistente, volumosa e forte, ao longo do final de semana, o primeiro do outono, o destaque será a sensação de frio que chega para substituir o calorão, pelo menos por enquanto. A queda de temperatura tende a ser expressiva, mas não duradoura, ou seja, apesar do início do outono e do fim da intensa onda de calor, as temperaturas tendem a subir de novo logo em seguida.

Em São Paulo, por exemplo, a temperatura máxima chegou a quase 32°C segundo o INMET na tarde de hoje, e amanhã a previsão é de uma temperatura máxima de apenas 23°C. No sábado o friozinho aumenta com máxima de apenas 20°C na capital paulista, mas a partir de domingo, a temperatura voltará a subir de maneira gradual chegando aos 24°C.