Sem El Niño ou La Niña, o que esperar do clima no outono no Brasil?

Amanhã começa oficialmente o outono no Brasil! Essa estação, apesar da provável neutralidade do ENOS, promete ser de temperaturas muito acima da média em grande parte do Brasil e extremos de chuva em diferentes regiões do país.

Previsão chuva e temperatura Outono 2024
O outono inicia oficialmente no dia 20 de março no Hemisfério Sul e termina no dia 20 de junho.

O Brasil se despede do verão em meio a mais uma intensa onda de calor! Agora o outono bate à porta, tendo início oficial nesta quarta-feira, dia 20 de março, e, por coincidência ou não, logo após o início do outono as regiões que enfrentam o calor intenso finalmente sentirão um alívio e declínio das temperaturas com a chegada de uma frente fria!

O outono é uma estação de transição no Brasil, onde ainda podemos registrar dias com características de verão e dias que nos farão sentir já no inverno. Portanto, é muito comum nessa época registrarmos grandes variações de temperaturas, que podem ser sentidas em questões de dias ou horas. Ao longo do dia podemos experimentar grandes amplitudes térmicas, com temperaturas bem altas durante o dia e temperaturas frias principalmente à noite. As abruptas mudanças que ocorrem em questões de dias se dão devido a passagem de frentes frias que a partir dessa época do ano passam a trazer massas de ar mais frias para o continente.

Climatologia do acumulado de chuvas (a esquerda) e de temperatura próximo a superfície (a direita) para o trimestre de abril, maio e junho. Fonte: GrEC.

Em relação às chuvas, o outono marca o início do período seco para grande parte do Brasil, principalmente para o Centro-Oeste, Sudeste, sul do Norte e interior do Nordeste. Porém, ainda podem ocorrer episódios de chuvas intensas e tempestades nessas regiões, associadas principalmente ao choque de massas de ar mais quente que ainda predomina sobre o continente com o ar mais frio que passa a ser carregado com mais eficiência pelas frentes frias nesta época.

O norte da região Norte e litoral da região Nordeste experimentam sua estação chuvosa durante o período de outono, devido principalmente a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e aos ventos de leste que convergem sobre essas regiões. Na região Sul esse período também é marcado por chuvas que ocorrem principalmente devido a maior frequência de ciclones e frentes frias.

Outono sem El Niño ou La Niña!

O El Niño - fase positiva do El Niño Oscilação Sul (ENOS) - ainda segue ativo sobre o Pacífico Tropical mas já se encontra em seu estágio final, podendo acabar nos próximos meses. De acordo com a última atualização do diagnóstico da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), no próximo trimestre de abril, maio e junho temos 83% de chance de registrarmos a fase neutra do ENOS, ou seja, não teremos nem um El Niño e nem uma La Niña ativos durante o outono.

Previsão de anomalia sazonal média da Temperatura da Superfície do Mar para o trimestre de abril, maio e junho de 2024 pelo modelo ECMWF. Fonte: ECMWF.

De acordo com as previsões do modelo de confiança da Meteored Brasil, o ECMWF, nos próximos meses podemos começar a observar o surgimento de anomalias negativas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) sobre o Pacífico Tropical Leste. Esse resfriamento das TSMs representam o indício do surgimento da La Niña para o próximo semestre de 2024, mas não significa que ela estará já ativa no outono. Pelas previsões da NOAA, a La Niña deverá surgir no trimestre de inverno (junho, julho e agosto), com 62% de probabilidade, portanto, se assim for, só vamos sentir seus efeitos na primavera.

Apesar de ainda sentirmos alguns impactos do El Niño nos próximos meses, principalmente em relação às temperaturas, no trimestre de outono que se inicia, não esperamos nem um El Niño e nem uma La Niña no Pacífico Tropical! A La Niña poderá dar indícios de seu surgimento, mas não ficará ativa nesse período.

O principal destaque nos oceanos será o Oceano Atlântico Tropical, desde a costa da região Nordeste até a porção mais a norte do equador, onde serão registradas anomalias de TSM muito acima da média. Essas águas muito quentes irão prover mais umidade e calor para a atmosfera, o que por sua vez irá potencializar as chuvas associada a banda da ZCIT e o transporte de umidade para o extremo norte no Brasil.

O que esperar do clima no Brasil?

A previsão sazonal do modelo ECMWF para o trimestre de abril, maio e junho de 2024 indica uma tendência de temperaturas bem similar ao que estamos enfrentando nos últimos tempos, de temperaturas bem acima da normal climatológica em praticamente todo o Brasil, um reflexo dos efeitos do El Niño e combinada a tendência do aquecimento global registrado nos últimos anos. Apenas algumas regiões do país registrarão temperaturas mais próximas à média ou ligeiramente acima dela, como o caso da porção leste do Nordeste e porção sul da região Sul.

As regiões Norte e a porção central do Brasil, pegando partes do Centro-Oeste, interior do Nordeste e Sudeste, serão as mais impactadas pelas temperaturas acima da média, podendo registrar anomalias de temperatura de 2ºC ou mais, em relação a média do trimestre. A boa notícia é que climatologicamente esse período não é de temperaturas tão altas igual ao verão, então mesmo com essas anomalias previstas, as temperaturas não serão tão altas quanto as registradas nos últimos dias em algumas regiões do Brasil.

Previsão de anomalia sazonal média de chuvas (a esquerda) e temperatura próximo a superfície ( a direita) no Brasil para o trimestre de abril, maio e junho de 2024 pelo modelo ECMWF. Fonte: ECMWF.

Em relação às chuvas, o modelo ECMWF indica acumulados de chuvas dentro da média em grande parte do Brasil para o próximo trimestre, principalmente na região Sul, sul das regiões Sudeste e Centro Oeste, sul do Norte e no interior do Nordeste. No Sul o modelo indica uma tendência de chuvas acima do normal na faixa litorânea que se estende desde o Rio Grande do Sul até Santa Catarina.

Por conta da atuação da ZCIT, potencializada pelas águas mais quentes no Atlântico Tropical, a previsão indica que o litoral do Nordeste e o norte da região Norte registrarão chuvas bem acima da média neste outono, podendo registrar anomalias de 50 à 200mm! Por ser a estação chuvosa dessas regiões, essas anomalias poderão ser bem extremas e estar associadas a episódios de inundações e deslizamentos nessas regiões.

Por fim, as porções norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste seguirão a preocupante tendência de anomalias negativas de chuva no próximo trimestre, padrão que já foi observado durante o período úmido e que se perpetuará no início do período seco.