Chuvas intensas e tempestades ainda deixam alertas na última semana de março no Sudeste. Volumes podem passar dos 100 mm

Março termina com atuação de frente fria e corredor de umidade, ambos podem gerar volumes acima dos 100 milímetros em partes do Sudeste, com alertas desde o litoral até o Triângulo Mineiro.

es
Chuva em Mimoso do Sul, no Sul do ES — Foto: Max Wender / Casa Militar ES

Assim como previsto na semana passada, as chuvas foram muito intensas no Sudeste nos últimos dias devido ao avanço de uma frente fria bastante organizada que gerou acumulados muito elevados entre São Paulo, Rio de Janeiro e também no sul do Espírito Santo. Houve registro de transtornos, estragos, desastres e mortes.

Volume de chuva passou dos 390 milímetros em Petrópolis, no Rio de Janeiro, nas últimas 96 horas segundo dados do CEMADEN. Cidade teve 4 das 8 vítimas fatais por conta das chuvas intensas e decretou situação de emergência.

As chuvas foram fortes e volumosas em várias partes do Rio de Janeiro, porém, a região serrana foi a mais atingida. Um edifício de 3 andares desabou e matou 4 pessoas soterradas, entre as vítimas um menino de 9 anos, uma mulher de 24 anos e uma idosa. Houve registro de morte também em Arraial do Cabo, em Duque de Caxias e em Teresópolis.

Apesar dos fortes estragos no Rio de Janeiro, a frente fria chegou de maneira intensa também ao sul do Espírito Santo e fez um número de vítimas fatais ainda maior, foram 17 pessoas que perderam suas vidas devido as chuvas entre sexta (22) e sábado (23). Cerca de 5.455 pessoas estão fora de suas casas que foram atingidas pelas enchentes. 15 mortes ocorreram na cidade de Mimoso do Sul e 2 em Apiacá.

Última semana de março ainda em alerta

Muitas cidades e milhares de famílias ainda nem se recuperaram das chuvas do final de semana e podem enfrentar mais dificuldades nesta última semana de março, a previsão é de mais chuvas sobre partes do Sudeste por conta de resquícios da frente fria e a presença de muita umidade sobre a região.

Aliás, a previsão é de chuvas ainda expressivas não só em áreas mais costeiras por conta do sistema no oceano, como também no interior. Os alertas desta semana vão desde o litoral de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, até o Triângulo Mineiro, ou seja, Minas Gerais também fica na rota da chuvarada.

Até meados da semana já tem previsão de chuvas significativas especialmente em cidades do Triângulo Mineiro, uma chuva que pode acontecer de maneira persistente, ou seja, dias mais nublados, chuvosos e frios devem chamar a atenção. Até a quarta-feira (27), as temperaturas ainda estarão em queda na região, como por exemplo, em Uberlândia com máxima prevista hoje de 25°C, amanhã com 23°C e quarta com 22°C. A partir de quinta (28), volta a esquentar de novo!

O volume total de precipitação previsto até o sábado (30) pode ultrapassar a casa dos 110 milímetros, isso sem falar dos temporais que ainda podem acontecer com ventos, trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo. Como o volume de chuva previsto é alto, não se descarta a ocorrência de novos alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra.

chuva
Volume de chuva pode passar dos 120mm no Triângulo Mineiro nos últimos dias de março. Boa parte do Sudeste segue em alerta.

Considerando o volume total até o sábado (30) à noite, as áreas de maior risco são: Triângulo Mineiro e partes do Alto Paranaíba, a Zona da Mata Mineira, o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. Apesar disso, também há previsão de dias instável e com potencial para volumes significativos também na maior parte de São Paulo, desde o leste até o norte, assim como no centro-sul de Minas e no norte do Espírito Santo.

De modo geral, apenas o norte mineiro que ainda deve receber pouca chuva ao longo desta semana, com baixos acumulados previstos e há menor potencial para temporais também. Chuvas bem isoladas estão previstas para Montes Claros e cidades ao redor.

Friozinho não será duradouro no Sudeste

A temperatura caiu de maneira acentuada em boa parte do Sudeste após o avanço da frente fria e a mudança na direção dos ventos que passaram a soprar do quadrante Sul empurrando um arzinho mais frio, porém, a trégua do calor não vai durar muito tempo.

Como a frente fria ainda deve atuar ao longo da semana, mesmo que afastada no oceano, a condição de nebulosidade e chuva ainda deve segurar um pouco as temperaturas que permanecerão amenas até meados da semana. Mas depois disso, o friozinho tende ir embora.

calor
Friozinho não vai durar muito tempo e a partir de meados da semana, a temperatura volta a subir de maneira gradual.

Em São Paulo, a semana começa com temperaturas máximas em torno de 25°C e pode cair ainda até a quarta-feira quando a máxima prevista é de apenas 23°C. A partir de quinta, as temperaturas tendem a aumentar novamente de maneira gradativa. Assim será um comportamento padrão do Sudeste conforme as instabilidades forem diminuindo.