ZCIT continua no Nordeste e frente fria chega na Bahia no fim de semana

Atuação da ZCIT, com banda dupla, continua favorecendo a ocorrência de chuvas no litoral norte do Nordeste. E frente fria avança pelo país e deve chegar no estado da Bahia. Confira a previsão detalhada!

frente fria ZCIT
A ZCIT continua favorecendo a formação de chuvas no litoral norte do Nordeste, e frente fria deve chegar na Bahia no final de semana.

As chuvas da Semana Santa trouxeram boas notícias para os moradores do Rio Grande do Norte. A barragem de Umari, em Upanema, sangrou (9) pela primeira vez depois de 14 anos, apresentando 98,46% do seu volume total. Este é o terceiro maior reservatório do estado e esta é a segunda vez que a barragem sangra desde a sua conclusão em 2002.


Por outro lado, municípios do Maranhão estão sofrendo com as consequências das últimas chuvas fortes. Segundo o Governo do estado, 35 mil famílias foram afetadas pelos temporais, e cerca de 7.757 estão desabrigadas ou desalojadas.

De volta à rotina depois do feriadão, como será que se comporta o tempo nesta semana? O tempo firme vai predominar no Nordeste? Ou vem mais chuva por aí?

Previsão do tempo para quarta-feira

Nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, a chuva deve dar uma trégua nesta quarta (12) e o tempo tende a ficar parcialmente encoberto sem grandes acumulados de precipitação. Em alguns municípios do Ceará, as temperaturas máximas podem chegar aos 32°C.

Entre o litoral do Rio Grande do Norte e Alagoas, o tempo tende a ficar firme sem grandes acumulados de chuva significativos. Em algumas cidades de Pernambuco, as temperaturas máximas podem chegar aos 33°C. No interior paraibano, em Cuité, a previsão é de chuvas de até forte intensidade no período da tarde e início da noite.

O tempo instável na faixa costeira da Bahia favorece a formação de chuvas ao longo da manhã desta quarta-feira, mas sem grandes acumulados. Em Salvador, a chuva pode vir no início da manhã e o tempo deverá ficar com períodos nublados no decorrer do dia. Para o estado de Sergipe, a previsão é de céu limpo e com temperaturas máximas podendo chegar aos 34°C em alguns municípios do interior do estado.

Previsão do tempo para quinta-feira

O tempo muda na quinta (13) e são esperadas chuvas intensas em boa parte do estado do Ceará, principalmente na porção norte do estado. Em Fortaleza, o dia tende a ser chuvoso com chuvas mais intensas no período da tarde e início da noite.

No Maranhão e Piauí o tempo tende a ficar firme com períodos nublados ao longo do dia, exceto na porção central do Maranhão, em que há previsão de chuva fraca a qualquer hora do dia.

chuvas Nordeste
As chuvas ocorrem mais sobre as regiões costeiras do Nordeste, mas devem trazer potencial de acumulados elevados até o fim da semana.

Perturbações ondulatórias nos ventos alísios sobre o Atlântico, podem favorecer chuvas na costa leste do Nordeste, principalmente entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. Para estes estados, a previsão é de tempo instável com possibilidade de chuva fraca ao longo da manhã e períodos nublados no restante do dia. No interior do Rio Grande do Norte, as chuvas de maior intensidade podem ocorrer no período da tarde e início da noite.

No centro-sul de Sergipe, o tempo instável favorece a formação de chuvas fracas durante a manhã de quinta, sem grandes acumulados. E na Bahia, a tendência é de céu limpo com períodos nublados ao longo do dia.

Frente fria deve chegar na Bahia no final de semana

As chuvas intensas devem persistir na sexta (14) nos estados do Ceará, Maranhão e centro-norte do Piauí. Na capital São Luís, a chuva deve variar de fraca a moderada durante o dia, com temperaturas em torno dos 28°C.

A tendência de chuvas de até forte intensidade permanece para o estado do Rio Grande do Norte, principalmente no litoral leste do estado. Para o litoral paraibano e pernambucano, espera-se tempo firme com períodos nublados ao longo da sexta-feira. Em Alagoas, o tempo fica firme e com temperaturas elevadas, podendo chegar aos 29°C em Maceió.

previsão do tempo Nordeste
Frente fria atuando na Bahia no domingo, segundo a tendência do modelo ECMWF.

Na Bahia e Sergipe, a tendência é de tempo firme sem grandes acumulados significativos de precipitação, com exceção do litoral sul da Bahia, que possui previsão de chuva a qualquer hora da sexta-feira. No município de Xique-Xique, as temperaturas máximas podem chegar aos 35°C.

Para o final de semana, espera-se o avanço costeiro de uma frente fria pelo Sudeste, associada a uma baixa pressão que tende a evoluir para um ciclone extratropical no domingo (16). Esse sistema de baixa pressão tende a atuar na faixa costeira do estado da Bahia, com previsão de chuvas significativas no final de semana e inicio da próxima semana, mas sem grandes acumulados.