Alerta: mudança de padrão traz tempestades severas para o centro-sul

Previsões indicam uma mudança de padrão no centro-sul do Brasil, que se inicia com a formação de uma frente-fria já nesta quinta-feira (13). Há previsão de tempestades severas e queda nas temperaturas.

Mapa de previsão de probabilidade de chuva para a tarde desta quinta-feira (13).
Mapa de previsão de probabilidade de chuva para a tarde desta quinta-feira (13) mostra a frente-fria avançando sobre o Rio Grande do Sul.

A partir desta quinta, o tempo vai mudar no centro-sul do Brasil. a formação de um ciclone e o avanço de uma frente fria trará tempestades com possibilidade de tempo severo para diversos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste entre esta quinta-feira (13) e sexta-feira (14).

O território gaúcho já amanheceu com um tempo bastante nublado e instável, pois a frente fria está posicionada exatamente acima do Rio Grande do Sul e continuará avançando pelo estado ao longo desta quinta-feira.

Há um alerta vigente para acumulados de chuva totais de até 100 mm, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Ao longo do dia, podem haver cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

Já na sexta-feira (14), a maior parte do Rio Grande do Sul voltará a registrar tempo firme, com exceção do Noroeste e Nordeste rio-grandenses, onde o tempo instável ainda continua ao longo do fim de semana.

Também ao longo desta sexta-feira, as chuvas avançam de maneira mais abrangente e atingem Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Embora, num geral, as tempestades previstas não sejam tão severas, ainda há riscos de estragos localizados e acumulados totais de até 50 mm.

Haverá mudança também no padrão de temperaturas?

Após a passagem do sistema frontal, uma massa de ar frio avança pelo território brasileiro. Já nesta quinta-feira, as temperaturas no Rio Grande do Sul caem, e devem se manter com mínima em torno de 14°C e máxima por volta de 22°C até domingo (16).

Mapa de previsão de anomalia de temperatura para a tarde desta quinta-feira (13).
Mapa de previsão de anomalia de temperatura para a tarde desta quinta-feira (13) mostra a massa de ar frio já sobre o Rio Grande do Sul, começando a avançar em direção ao Sudeste e Centro-Oeste.

Na sexta-feira (14), a queda das temperaturas também será sentida nos demais estados do Sul, Centro-Oeste e no Sudeste. O tempo ficará mais ameno, mas ainda não há risco de frio intenso e nem geada.

Essa queda das temperaturas não deve perdurar por tanto tempo, e embora exista uma tendência de que sábado (15) seja um dia frio, as temperaturas começam a retornar à normalidade já neste domingo (16) em todo o centro-sul do Brasil.

Há previsão de mais chuvas na semana que vem?

A resposta curta é sim. Ao longo da semana que vem, as previsões indicam a formação de outros ciclones e frentes frias, que devem manter o tempo chuvoso por ao menos mais uma semana no centro-sul do país. Isso significa que há possibilidade de tempo severo e redução das temperaturas em praticamente todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Em parte, esse padrão atmosférico é sinalizado pela Oscilação Antártica (AAO), um índice capaz de traçar panoramas climáticos para o centro-sul do país com previsibilidade de até uma quinzena. Tendências e/ou valores negativos favorecem a atuação de sistemas de precipitação, principalmente na Região Sul.

Mapa de valores registrados e previsão do índice da Oscilação Antártica para a próxima semana.
Mapa de valores registrados e previsão do índice da Oscilação Antártica para a próxima semana mostra valores majoritariamente negativos.

Percebemos que, embora haja uma breve tendência de subida, a AAO permanecerá majoritariamente em valores negativos ao longo dos próximos dias, o que favorece a formação de sistemas transientes, como frentes frias, na próxima semana, mantendo o padrão chuvoso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Como as condições meteorológicas variam bastante em escala local, não deixe de acompanhar também as previsões específicas para o seu município aqui no site da Meteored | Tempo.com.