Feriado de Tiradentes: tempo seco e frio se espalha, com risco de geadas

Com o avanço de uma massa de ar seco e frio, o feriado prolongado será marcado pelas primeiras geadas no Sul. O frio pode ser abrangente no finalzinho da semana e atingir também partes do Sudeste e Centro-Oeste.

Primeira massa de ar polar do ano já pode provocar geadas no Sul.
Primeira massa de ar polar do ano já pode provocar geadas no Sul.

Mais uma frente fria avança pelo centro-sul do país nesta semana e tem provocado temporais e chuva volumosa por onde passa. No domingo (16), o sistema provocou vendaval com rajadas de 108km/h na zona sul de Porto Alegre, assim como queda de granizo em diversas localidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Na segunda-feira (17), o sistema foi responsável por chuvas expressivas no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Hoje, inclusive, ainda não se descarta o potencial para transtornos no Sudeste e Centro-Oeste com o avanço da frente fria.

Ainda sobre a frente fria, o sistema seguirá seu trajeto em direção ao Nordeste nos próximos dias e consequentemente a chuva perde espaço em áreas do centro-sul do país, ou seja, tem tempo seco vindo por aí após a chuvarada. Pode-se dizer que o feriado prolongado será sem chuva então? É o que vamos descobrir agora.

Após os temporais, vem a calmaria e o frio também

A frente fria foi embora e agora o destaque será o tempo seco que vai se espalhar pelo centro-sul do país nos próximos dias. Mas antes dessa calmaria associada a uma área de alta pressão atmosférica, é importante ressaltar que nesta quarta-feira (19) existe um potencial para ventos fortes no Sul com rajadas de até 80km/h devido a passagem de uma frente fria costeira. O sistema não deve provocar muita chuva, mas pode provocar estragos como queda de árvores, queda de postes e energia, além do destelhamento de casas.

A frente fria vai passar de forma rápida e logo será afastada para o oceano com a massa de ar seco entrando pelo oeste da região Sul. O tempo firme vai predominar na quinta-feira (20) desde o estado gaúcho até partes de Minas Gerais e sul do Goiás.

A massa de ar polar vai avançar e pode ser abrangente no centro-sul do país pela primeira vez no ano, mas o frio não será intenso como nos últimos outonos.

Associado a esta massa de ar seco, teremos o avanço do frio também e são esperadas temperaturas baixas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste especialmente até o fim da semana. Com o avanço da primeira massa de ar polar de 2023, não se descarta a possibilidade de geadas nas áreas mais altas da serra gaúcha, da serra catarinense e no planalto do Paraná, em que mínimas abaixo de 4°C podem ser registradas.