Viaje com a "máquina do tempo climática" da NASA

Agora é possível voltar e avançar no tempo, graças a esta série de visualizações que nos mostram como alguns dos indicadores climáticos da Terra estão mudando. Não perca esta excelente ferramenta que a NASA oferece.

maquina do tempo climática NASA
Deseja voltar e avançar no tempo? Entre na "máquina climática" da NASA e descobri as mudanças no clima.

A NASA desenvolveu recentemente uma ferramenta de navegação muito fácil, que nos permite viajar no tempo e conhecer através de visualizações claras como o clima da Terra está mudando.

A "máquina do tempo climática" nos propõe voltar e avançar no tempo, mostrando como os quatro principais indicadores climáticos do nosso planeta mudam ao longo dos anos. Diante de tantos valores percentuais por região, números agrupados por décadas, médias diferentes e algumas contas que podem nos confundir ao visualizar as mudanças climáticas, a NASA organizou as informações com um resumo muito claro. Vamos ver do que se trata.

O gelo marinho

O derretimento do gelo do mar é um dos principais indicadores de mudança no clima da Terra. A NASA nos disponibilizou uma compilação de imagens de satélite, ordenadas temporariamente, para poder "viajar" nos últimos 40 anos através do Círculo Ártico.

As imagens utilizadas são sempre as do final de cada verão, para mostrar o mínimo anual de gelo marinho e fazer uma comparação válida, ano após ano. Precisamente durante o final do verão, a camada de gelo do mar atinge sua extensão mínima, deixando o que é chamado de camada de gelo perene. É evidente como a área tem diminuído constantemente desde que o registro por satélites começou em 1979, no Ártico.

Obviamente, o derretimento constante do gelo do mar traz consequências importantes que alteram os ecossistemas locais, refletidas em indicadores como: salinidade da água, mudança nas correntes marinhas, mudanças nos padrões climáticos regionais e globais, etc.

Gelo marinho
A redução do gelo marinho é mais forte no mês de setembro. Fonte: Observações de satélite, NASA Scientific Visualization Studio.

Segundo o último relatório especial do IPCC sobre o oceano e a criosfera, a extensão do gelo do Ártico continua diminuindo a cada mês do ano, mas as reduções mais fortes ocorrem em setembro (–12,8 ± 2,3% por década, para o período de 1979 –2018), e isso é inédito em pelo menos 1.000 anos.

O gelo do Mar Ártico está encolhendo, coincidindo com uma mudança para o gelo mais jovem: desde 1979, a proporção real de gelo espesso (com pelo menos 5 anos de idade) diminuiu aproximadamente 90%. Cerca de metade da perda de gelo do mar observada é atribuível ao aumento das concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa.

O nível do mar

Este é outro dos indicadores adotados pela NASA, para viajar no tempo. De acordo com observações recentes de satélite, detectaram partes mais finas da camada de gelo da Groenlândia em altitudes mais baixas. Um derretimento parcial dessa camada de gelo causaria um aumento de 1 metro.

As imagens exibidas nesta máquina do tempo da NASA mostram o efeito nas regiões costeiras para cada metro de aumento do nível do mar, até 6 metros. A terra que seria coberta de água é sombreada em vermelho. Se o manto de gelo da Groenlândia derreter completamente, contém água suficiente para elevar o nível do mar em 5 a 7 metros.

Elevação do nível do mar
Representação da NASA do efeito nas regiões costeiras para cada metro (até 6 m) de aumento do nível do mar.

O nível médio global do mar (GMSL) está aumentando e acelerando, a soma das contribuições das geleiras e do manto de gelo é agora a fonte dominante. O GMSL dos indicadores de marés e observações da altimetria aumentou, por exemplo: 1,4 mm por ano no período de 1901 a 1990 e 3,6 mm/ano no período de 2006 a 2015 (conforme explicado no relatório do IPCC).

Você pode se interessar: Aumenta o risco de tsunamis no Alasca

A causa dominante do aumento do GMSL desde 1970 é o forçamento antropogênico. No entanto, atribuir esses impactos à elevação do nível do mar continua sendo um desafio devido à influência de outros fatores (climáticos e não climáticos), como o desenvolvimento de infraestrutura e a degradação do habitat induzida pelo homem.

Dióxido de Carbono

Esta série cronológica mostra as mudanças globais na concentração e distribuição de dióxido de carbono (CO2) desde 2002, em uma faixa de altitude de aproximadamente 3 a 12 km.

Concentração de dióxido de carbono
Concentração e distribuição de CO2, de setembro de 2002 a dezembro de 2016. Fonte: Sonda por Infravermelho Atmosférica (AIRS)

Regiões coloridas de amarelo para vermelho indicam maiores concentrações de CO2, enquanto áreas pintadas de azul para verde indicam menores concentrações, medidas em partes por milhão (com base nos dados da sonda de infravermelho atmosférica (AIRS)).

Temperatura global

Esta é a última etapa da jornada, através da "máquina do tempo climática" proposta pela NASA, e a variável mais ressonante no que diz respeito às mudanças climáticas: o aumento da temperatura global. É possível identificar uma progressão das mudanças nas temperaturas globais da superfície de 1884 a 2019. Este mapa é codificado por cores: azul escuro indica áreas mais frias que a média, enquanto vermelho escuro indica áreas mais quentes que a média.

Temperatura global
Mudanças nas temperaturas globais da superfície de 1884 a 2019. Fonte de dados: NASA/GISS.

De acordo com o relatório do IPCC, refletindo a tendência do aquecimento de longo prazo desde os tempos pré-industriais, a temperatura média da superfície global observada (GMST) na década de 2006–2015 ficou entre 0,75 °C e 0,99 °C acima da média durante o período de 1850 a 1900. O aquecimento acima da média anual global está sendo experimentado em muitas regiões e estações terrestres, incluindo duas a três vezes mais no Ártico. O aquecimento é geralmente mais alto em terra do que no oceano.

Estima-se que as atividades humanas tenham causado aproximadamente 1,0 °C do aquecimento global acima dos níveis pré-industriais, com um intervalo provável de 0,8 °C a 1,2 °C. É provável que o aquecimento global atinja 1,5 °C entre 2030 e 2052, se continuar a aumentar na taxa atual.