Brasil termina do ano de 2025 com alertas de tempestades severas e onda de calor; confira as áreas em risco
Enquanto uma onda de calor se espalha pelo país com temperaturas altíssimas, uma frente fria organiza o tempo no país e ocasiona a formação de tempestades severas em vários estados.
- Mais informações: Nova frente fria consegue avançar mais no Brasil nos últimos dias do ano

O ano de 2025 terminará com condições meteorológicas que trazem chuvas severas para alguns estados e calor extremo para outros - Ao longo desta semana, uma onda de calor significativa se formou sobre o Sudeste do país e promete continuar ao longo dos últimos dias do ano.
Previsões de Extreme Forecast Index (EFI) de temperatura do modelo ECMWF mostra valores acima de 0.8, que indicam alta probabilidade de condições climáticas muito incomuns ou extremas ao longo dos próximos dias sobre a região mencionada.

Observando a imagem acima, é possível ainda notar que a bolha de calor se deslocará, até a próxima terça-feira (30), para norte - passando a afetar com grande intensidade o restante de Minas Gerais e Espírito Santo e também grande parte da região Nordeste, com calor muito intenso.
O resultado é que tanto os últimos dias de 2025 quanto a primeira semana de 2026 registrarão calor acima da média em praticamente todo o território brasileiro, conforme é possível observar na previsão de anomalias de temperatura abaixo.

Esse deslocamento da bolha de calor em direção norte ocorre principalmente devido ao avanço de uma frente fria, que deve causar tempestades fortes em estados do centro-sul do país nos últimos dias de 2025.
Frente Fria traz tempestades severas no final de 2025
O sistema frontal já começa a organizar a circulação dos ventos e da umidade sobre o país ao longo deste final de semana. No sábado (27), tempestades localizadas podem se formar com maior abrangência sobre o estado de São Paulo e, no domingo (28), atingem também grande parte de Goiás e do Mato Grosso do Sul - estados que estavam sendo afetados pela onda de calor.

As pancadas de chuva trazem um alívio, nestes estados, para a onda de calor, e podem continuar atuando ao longo dos últimos dias de Dezembro. Nas previsões de nebulosidade e chuva durante o final da quarta-feira (31), é possível notar que haverá condições para pancadas de chuva em várias partes do país durante a vira do ano.
As tempestades mais intensas serão registradas sobre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, mas também há risco de chuvas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, parte de Minas Gerais, praticamente todo o Centro-Oeste, grande parte do Norte e extremo oeste da região Nordeste.

Por isso, é importante se programar e se preparar para não ser pego de surpresa pelo mau tempo durante a virada do ano. E claro, tome todo o cuidado possível para evitar enfrentar áreas de grande risco, como vias alagadas ou encostas propensas a deslizamentos de terra.