Índia enfrenta onda de calor e infestação de gafanhotos

Nas últimas semanas a Índia enfrentou a fúria do Super Ciclone Amphan, uma forte onda de calor pós-ciclone, que fez os termômetros chegarem aos 50°C, a infestação de gafanhotos em plantações e cidades e o crescente número de casos e mortes associados a Covid-19!

Infestação gafanhotos Índia
Nessa última semana de maio a Índia enfrentou uma forte onda de calor e umas das piores infestações de gafanhotos dos últimos anos. Fonte: Twitter/Norbert Elekes.

As últimas semanas tem sido muitos difíceis para a Índia. Após ser atingida pelo Super Ciclone Amphan na semana passada, que deixou cerca de 80 mortos no país, nessa semana uma forte onda de calor elevou as temperaturas e grandes exames de gafanhotos invadiram plantações e cidades! Além da pandemia da Covid-19, que tem aumentado todos os dias o número de contaminados e fatalidades no país.

Nessa última semana de maio grande parte da Índia, principalmente o noroeste, tem sofrido com as temperatura que tem ultrapassado a marca dos 40°C e chegando até a 50°C! Essa onda de calor vem logo após a passagem do Ciclone Amphan que, de acordo com especialistas, “sugou” grande parte da umidade do continente deixando ventos quentes e secos vindos do interior, responsáveis pela elevação das temperaturas.

A capital do país, Nova Déli, registrou no começo dessa semana as maiores temperaturas para um mês de maio em 18 anos! O termômetro chegou a 47.8°C na terça-feira (26), bem acima do normal para essa época do ano. Outras cidades como Jaipur, Lucknow e Bhopal registraram temperaturas de 44°C na segunda e terça-feira. Nagpur, a maior cidade do centro do país, registrou temperaturas máximas de 46.7°C por 4 dias seguidos, de domingo (24) a quarta-feira (27).

Perto da capital, no estado vizinho de Rajasthan, a cidade de Churu registrou a impressionante temperatura de 50°C! No país vizinho, Paquistão, os termômetros chegaram a marca de 51°C na cidade de Nawabshah!

Até o momento não foram registradas mortes associadas a essa onda de calor, mas dados oficiais mostram que entre 2015 e 2019 cerca de 3500 pessoas morreram na Índia em decorrências de ondas de calor.

Como se não bastasse o calor, grandes enxames de gafanhotos do deserto invadiram e estão destruindo plantações no país, ameaçando uma população já muito vulnerável. Esses gafanhotos vieram do Irã e Paquistão, acompanhando os ventos secos que sopravam de oeste para leste.

Eles começaram a invadir estados do oeste e partes do centro do país e, ao se depararem com os campos já colhidos, os insetos se direcionaram as áreas urbanas! Na segunda-feira a cidade de Jaipur, a maior do estado de Rajasthan, foi dominada pelos insetos, que voaram e invadiram prédios, jardins, cemitérios e mercados.

Os enxames já destruíram cerca de 50 000 hectares (125 000 acres) de plantações nos estados de Rajasthan e Madhya Pradesh e nos próximos dias podem até mesmo atingirem a capital, Nova Déli.

Especialistas dizem que essa é a pior infestação em 25 anos, pois ocorreu mais cedo que o normal e os gafanhotos são mais numerosos e diferentes. Dessa vez os gafanhotos são mais jovens e conseguem viajar por distâncias maiores e de forma mais rápida. Geralmente esses gafanhotos chegam à Índia nos meses de monções, entre julho e outubro, e permanecem restritos aos estados mais a oeste, porém dessa vez os primeiros insetos foram avistados em abril e agora já atingiram a região central do país.

Cientistas afirmam que este surto começou de forma semelhante ao do leste da África, devido principalmente ao calor intenso e as chuvas acima da média, algo que ainda pode ser um reflexo da intensa fase positiva do Dipolo do Oceano Índico configurada no ano passado.