Sul do Brasil termina 2025 alerta de mais 200 mm e risco de tempestades; confira a previsão
O Sul do Brasil encerra 2025 em estado de alerta para chuvas intensas e tempestades, com acumulados que podem ultrapassar 200 mm em algumas áreas. A combinação entre frente fria e rio atmosférico aumenta o risco de transtornos nos próximos dias.

O mês de dezembro tem sido de chuvas acima da média em grande parte da Região Sul do Brasil. Nos mapas abaixo, podemos ver que os acumulados já estão entre 200 e 300 mm, representando anomalias (desvios em relação à média) de mais de 130 mm, principalmente no Rio Grande do Sul e no noroeste do Paraná.
Desde o último domingo (21) o Rio Grande do Sul vem enfrentando chuvas extremas, principalmente devido à atuação de um rio atmosférico, que fortaleceu os sistemas precipitantes que atuaram na região e se desconfigurou após o Natal (25).

Porém, no sábado (27) uma frente fria irá se formar e, novamente, terá suporte de umidade vindo da Amazônia via jato de baixos níveis, transportando novo rio atmosférico com muito vapor d'água. Este sistema, porém, conseguirá avançar sobre as regiões Sul e Sudeste, organizando tempestades e chuvas que podem alcançar 200 mm até o final do ano (31). Confira os detalhes.
Rio atmosférico dá suporte para tempestades e chuvas volumosas
Um rio atmosférico é uma faixa estreita e alongada da atmosfera onde ocorre um intenso transporte horizontal de umidade (na forma de vapor d’água) através de um núcleo de ventos intensos conhecido como jato de baixos níveis. O calor e a umidade preparam o ambiente para o disparo de tempestades intensas e chuvas volumosas.
O rio atmosférico que irá atuar juntamente com a frente fria será mais intenso sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre sábado (27) e segunda-feira (29). Tempestades intensas estão previstas para, basicamente, todos os dias entre sexta-feira (26) e a virada do ano, na quarta-feira (31).

No domingo (28), as tempestades serão intensas principalmente sobre o centro do Rio Grande do Sul, onde há risco de granizo, e entre Santa Catarina e o Paraná, onde as rajadas de vento devem ultrapassar 50 km/h, com muitos raios.

As autoridades e a população devem permanecer em alerta para minimizar danos. Sempre que possível, evite áreas abertas durante tempestades e nunca cruze regiões alagadas, a pé ou de carro.
Acumulados de chuva podem alcançar 200 mm
A sequência de dias com tempestades irá trazer acumulados de chuva que podem causar transtornos em diversas cidades da região Sul. O modelo de confiança da Meteored, o ECMWF, indica que as áreas mais preocupantes nesta reta final de 2025 serão o Noroeste do Rio Grande do Sul e a faixa leste, entre o litoral norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná.

Os acumulados podem alcançar 200 mm na área entre Jaraguá do Sul (SC) e Descoberto (PR). Diversas outras cidades podem ter acumulados superiores a 100 mm, principalmente no Noroeste do Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha, Serra Catarinense e Sudeste do Paraná.