Especialistas alertam para as limitações do reflorestamento na recuperação total da biodiversidade e destacam a importância de proteger habitats naturais e a complexidade das interações ecológicas para restaurar ecossistemas degradados.
Especialistas alertam para as limitações do reflorestamento na recuperação total da biodiversidade e destacam a importância de proteger habitats naturais e a complexidade das interações ecológicas para restaurar ecossistemas degradados.
Segundo um estudo, a dança tem benefícios de longo alcance e pode ser melhor do que outros tipos de exercícios físicos para melhorar a nossa saúde mental. Veja mais detalhes aqui.
Um estudo publicado na Nature Food revela que as mudanças climáticas podem comprometer a produção global de bananas, reduzindo drasticamente as áreas aptas ao cultivo e elevando custos. No Brasil, o impacto pode gerar desafios e oportunidades para o setor.
Um estudo inédito revela que uma região do cérebro, há muito conhecida pelo processamento auditivo precoce, desempenha um papel muito mais importante na interpretação do discurso do que se pensava anteriormente.
Os movimentos da Terra moldam o clima do planeta há milhões de anos, mas a complexidade de tantos ciclos atuando simultaneamente torna as eras glaciais difíceis de prever... até agora!
Com o aumento dos eventos climáticos extremos devido às mudanças climáticas, os sistemas de alerta precoce se tornam cada vez mais essenciais para proteger vidas e minimizar impactos econômicos.
Fevereiro de 2025 foi o terceiro mais quente da história globalmente, com temperatura média de 13,36°C, segundo o Observatório Copernicus. O mês registrou grandes anomalias positivas na América do Sul e no Ártico.
A manga é fonte de fibras, antioxidantes e vitaminas, já sendo reconhecida por seus efeitos na saúde intestinal e no sistema imunológico. Mas um novo estudo encontrou um benefício inédito desta fruta na nossa saúde.
Empresa de biotecnologia criou um “'rato-lanoso” (peludo) comparando genes semelhantes de camundongos e de mamutes-lanosos, animal extinto que pretende trazer de volta à vida até 2028. Veja aqui os detalhes.
Este tubérculo antigo, cultivado na América Latina há milhares de anos, é rico em vitaminas e minerais essenciais para a formação de neurotransmissores como a dopamina, melhorando a função cognitiva. Saiba mais abaixo.
Entre 1985 e 2021, municípios que conservaram ou recuperaram sua cobertura florestal registraram aumento na produtividade do cacau. Estudo reforça a necessidade de substituir técnicas agrícolas intensivas por práticas mais sustentáveis.
A descoberta foi no campus da UFSC em Florianópolis, e impressionou os pesquisadores, pois essa espécie é rara. Nos últimos 14 anos, o fungo foi registrado apenas três vezes em Santa Catarina.