O Telescópio espacial James Webb da NASA encontrou uma nova lua orbitando Urano. Estima-se que o satélite seja pequeno, com cerca de 10 km de diâmetro. Com esta descoberta, o planeta soma 29 luas.
O Telescópio espacial James Webb da NASA encontrou uma nova lua orbitando Urano. Estima-se que o satélite seja pequeno, com cerca de 10 km de diâmetro. Com esta descoberta, o planeta soma 29 luas.
Imagem 360º do Perseverance revela Marte com riqueza de detalhes inédita, mostrando um céu surpreendentemente azul, formações rochosas intrigantes e pistas valiosas sobre a história geológica do planeta vermelho.
Dois radares poderosos transformarão a maneira como a Terra é monitorada do espaço, detectando pequenos movimentos até o centímetro mais próximo, mesmo através de nuvens e à noite.
Chrysalis é um projeto que desafia a imaginação humana: um habitat espacial de 58 km, projetado para gerações inteiras, com o objetivo de alcançar o sistema estelar mais próximo.
Astrônomos encontraram uma nova classe de supernovas causadas por buracos negros e observação foi feita por modelo de inteligência artificial.
CHIEF, a centrífuga de hipergravidade chinesa, pode simular em semanas processos que levariam séculos na natureza. Um feito tecnológico com aplicações em geotecnia, materiais e exploração profunda.
Astrônomos detectaram um objeto poderoso e misterioso chamado 'Punctum' na galáxia próxima NGC 4945. Sua energia intensa e propriedades intrigantes estão desafiando o que os cientistas sabem sobre o Universo.
Até hoje não há evidências observacionais das primeiras estrelas e astrofísicos querem entender o motivo por trás disso.
OpenAI finalmente lançou o tão aguardado ChatGPT-5 e Sam Altman diz que estamos mais próximos de uma AGI. Saiba mais sobre o novo ChatGPT.
Sistema de estrelas pode estar escondendo um exoplaneta perto da estrela que mais se parece com o nosso Sol.
Grupo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul encontra buraco negro supermassivo que está quebrando recordes.
Com sua velocidade e órbita hiperbólicas, o cometa 3I/ATLAS, descoberto em 1º de julho, é o terceiro objeto interestelar detectado. Uma nova análise revela que poderíamos tê-lo interceptado lançando uma nave espacial a partir de Marte.