Eclipse da lua de Saturno com o planeta começou em julho e poderá ser visto até outubro desse ano. O próximo acontecerá apenas em 2040.
Eclipse da lua de Saturno com o planeta começou em julho e poderá ser visto até outubro desse ano. O próximo acontecerá apenas em 2040.
Com imagens inéditas, cientistas observam um planeta recém-formado criando espirais em um disco protoplanetário, abrindo caminho para novas descobertas sobre a origem dos sistemas planetários.
Um novo material que não congela no frio do espaço sideral pode revolucionar a exploração espacial, o manuseio de hidrogênio líquido e os sistemas criogênicos do futuro.
James Webb registrou um evento que pode explicar como os buracos negros supermassivos surgiram no Universo.
O crescimento acelerado da indústria espacial está preocupando a comunidade científica devido ao seu impacto na camada de ozônio, que ainda está se recuperando de décadas de danos.
Novo estudo responde pergunta dizendo que a água sempre esteve presente na Terra e não veio de colisão com asteroides.
Com dados do JWST e do ALMA, astrônomos do ESO anunciaram a observação de um sistema solar se formando pela primeira vez.
Todos os anos, a 20 de julho, celebramos o Dia Internacional da Lua, recordando o primeiro pouso na Lua e aproveitando a oportunidade para repensar a nossa relação com a companheira que mais nos inspirou.
O evento GW231123 desafia os limites da física com os maiores buracos negros já detectados, uma descoberta que abre novas questões sobre a origem do Universo.
Pesquisadores utilizaram dados da missão Swarm da Agência Espacial Europeia e ruídos naturais para criar uma experiência audiovisual deste evento marcante. Veja aqui mais detalhes e o vídeo.
Os sistemas de radar dos aeroportos e das instalações militares da Terra podem ser vistos a grande distância no espaço, o que significa que podem ser capazes de detectar vida extraterrestre inteligente num raio de 200 anos-luz, se ela existir lá fora.
Uma equipe de astrônomos fez uma descoberta inesperada: encontrou os restos de uma supernova que, ao contrário do que geralmente se observa, ocorreu em uma explosão dupla. Esta é a primeira descoberta desse tipo.