Surigae (Bising) pode ser o primeiro Tufão do Pacífico em 2021

O ciclone tropical Surigae, que se formou ao leste das Filipinas, vai se intensificar ao longo dos próximos dias e pode se tornar um tufão - o primeiro da temporada de 2021, que está começando cedo

Surigae pode ser o primeiro Tufão do Pacífico em 2021
Previsões indicam que o ciclone tropical Surigae vai se intensificar e se tornar o primeiro Tufão da temporada de 2021 no oceano pacífico.

Inicialmente identificado como uma tempestade tropical, Surigae se formou no mar ao leste das Filipinas nesta quarta-feira (14) e está se intensificando - O que significa que o sistema pode estar prestes a inaugurar a temporada de tufões de 2021.

As previsões atuais indicam que o fluxo de ventos na alta atmosfera e as águas quentes do oceano pacífico ajudarão no fortalecimento do sistema, que se tornará um Tufão já nesta sexta-feira (16), conforme se aproxima das Filipinas.

O fenômeno ocorre poucos dias após o impacto do ciclone tropical Seroja, que se formou na região e atingiu a Austrália Ocidental. Seroja trouxe rajadas de vento superiores a 190 km/h e causou destruição em cidades como Kalbarri e Gregory.

Já Surigae se formou numa área próxima à Micronésia e está trazendo condições meteorológicas severas tanto para Yap quanto Palau, ambos sob alerta de ventos fortes, chuva intensa e ondas violentas. Imagens de satélite mostram a tempestade tropical se consolidando com uma estrutura bem definida e um pulso intenso de convecção em sua região central.

Ainda há uma grande incerteza quanto ao caminho que o sistema deve percorrer, mas não há dúvidas de que Surigae afetará as Filipinas neste fim de semana. A tempestade será rebatizada como Bising assim que entrar na área de responsabilidade da PAGASA (Escritório de Serviços Astronômicos, Geofísicos e Atmosféricos das Filipinas).

Quais serão os impactos do Furacão nas Filipinas?

Os impactos que o Furacão causará dependem de sua trajetória, mais especificamente do momento em que começará a se deslocar para o norte. Caso inicie o movimento mais cedo, boa parte da tempestade vai permanecer em águas abertas e não deve atingir as Filipinas com força. Este é o cenário mais provável.

No entanto, se Surigae continuar se movendo para oeste por mais tempo, é certo que causará destruição em todo o leste do arquipélago. O Tufão pode atingir categoria 4, trazendo chuvas fortes, enchentes e ventos com velocidades superiores a 200 km/h, capazes de danificar estruturas e edifícios.

Independentemente da rota exata do ciclone, os ventos fortes resultarão em ondas violentas ao longo de todo o mar das Filipinas já neste sábado, trazendo riscos para velejadores e embarcações.

Conforme Surigae se deslocar para o norte na semana que vem, o sistema encontrará condições meteorológicas menos favoráveis e perderá intensidade. No entanto, possíveis impactos no Japão ainda não podem ser descartados.

As Filipinas foram atingidas pelo Supertufão Goni, equivalente à categoria 5, em outubro do ano passado - Apenas seis meses atrás. As estimativas feitas a partir de imagens de satélite sugerem que Goni foi o tufão mais potente do planeta nos últimos 4 anos.

Outra tempestade tropical já se formou no oeste do Pacífico este ano, e foi batizada de Dujuan (Auring). Embora não tenha atingido a intensidade de um tufão, Dujuan causou chuvas fortes e inundações no arquipélago em Fevereiro.