Dança de Tempestades prestes a ocorrer na Austrália

Dois sistemas ao noroeste da Austrália - o Ciclone Tropical Seroja e a baixa tropical 23U - estão perigosamente próximos e devem interagir nos próximos dias, gerando uma rara dança entre dois fenômenos destrutivos.

ciclone tropical; Austrália
O ciclone Seroja e uma baixa tropical estão perigosamente próximos e devem protagonizar a dança do Efeito Fujiwhara, um fenômeno meteorológico raro.

Na Austrália, meteorologistas estão entusiasmados com um fenômeno raro que está prestes a ocorrer. Dois sistemas meteorológicos estão em rota de colisão: O ciclone tropical Seroja e a tempestade tropical 23U. Há discussões sobre a possibilidade de que ambos sistemas se juntem e formem uma mega-tempestade.

No entanto, a tendência é de que algo diferente ocorra: Conforme os sistemas se aproximam, eles começarão a orbitar em torno de si próprios e realizarão uma intricada dança, como a Lua ao redor da Terra. Este fenômeno é chamado de Efeito Fujiwhara.

O Efeito Fujiwhara foi descrito pela primeira vez por Sakuhei Fujiwhara, em 1921, e é definido como a tendência de dois ciclones tropicais próximos girarem um ao redor do outro como resultado da advecção mútua de suas circulações.

Quando dois furacões ou sistemas similares passam perto o suficiente um do outro, eles começam uma dança intensa em torno de um centro comum. Se um furacão for muito mais forte que o outro, o menor irá orbitá-lo até eventualmente colidir e ser absorvido pelo maior.

Duas tempestades igualmente intensas podem orbitar até se fundirem, ou simplesmente ser lançadas em trajetórias diferentes. Há relatos de furacões mudando completamente de trajetória por conta do Efeito Fujiwhara.

Dança de Tempestades prestes a ocorrer na Austrália 2
Posições atuais do ciclone tropical Seroja e da baixa tropical 23U, ao noroeste da Austrália (imagem: Australian Bureau of Meteorology)

Em raras ocasiões, é possível sim que o efeito seja aditivo e os furacões se unam, resultando em uma tempestade mais intensa. No entanto, observações indicam que o aumento de intensidade nestes casos não é muito significativo.

Como as tempestades irão afetar a Austrália?

O ciclone Seroja e a baixa 23U devem começar a interagir nesta quinta-feira (08). A baixa 23U se moverá em direção nordeste e se intensificará levemente, podendo se transformar num ciclone tropical. No sábado (10), o sistema atingirá a costa da Austrália ao redor da cidade de Exmouth. Há risco de tempo severo, com chuvas fortes e ventos muito intensos. Depois disso, no domingo (11), 23U será absorvido por Seroja.

Efeito Fujiwhara
Núcleos de baixa pressão bem próximos já a partir desta sexta-feira.

Já o próprio Seroja tem se movimentado em direção sudoeste sob a influência de um anticiclone e de sua interação com 23U. Entre esta sexta (09) e sábado (10), Seroja deve se intensificar e atingir categoria 3. Após absorver 23U, o ciclone irá cruzar a costa oeste entre as cidades de Coral Bay e Perth antes do início da segunda-feira (12), podendo causar impactos em categoria 2, com ventos de até 117 km/h e condições meteorológicas severas.

O Efeito Fujiwhara não deve intensificar os sistemas ou formar uma super-tempestade, mas certamente torna a trajetória dos sistemas muito mais incerta e volátil. Por conta disso, as previsões podem mudar bastante ao longo dos próximos dias. Acompanhe a Meteored e o site Tempo.com para se manter atualizado!