Supertufão Goni: a tempestade mais poderosa de 2020

Em apenas um dia, o Super Typhoon Goni se transformou de um ciclone comum do Pacífico na tempestade mais intensa do ano no planeta. O tufão está em linha reta para as Filipinas, onde deve atingir a costa no domingo.

Supertufão Goni
O Super Typhoon Goni explodiu como a tempestade mais poderosa da Terra em 2020 com ventos de 300 km/h nas águas a leste das Filipinas.

A intensificação explosiva de Goni ocorreu nas águas quentes do oeste do Oceano Pacífico. O pico da magnitude do vento aumentaram de 160 km/h para quase 290 km/h entre quinta e sexta à noite, horário local. Na manhã de sábado, seus ventos eram de quase 300 km/h. Uma vez que seus ventos de pico ultrapassaram 140 km/h, ele foi classificado como um “supertufão”, que é equivalente a um forte furacão de categoria 4 no Atlântico. Mas ficou ainda mais intenso, comparável a um furacão Categoria 5.

Em seu pico de intensidade, Goni se tornou a tempestade mais forte na Terra desde o furacão Dorian em 2019 e a mais intensa no Pacífico ocidental desde o Super Typhoon Meranti em 2016. Dorian e Meranti também viram seus ventos atingirem o pico a cerca de 300 km/h. O salto na força dos ventos do tufão Goni ocorreu sobre águas em torno de 30º a 31º Celsius, cerca de 1º a 1,5º Celsius mais quente do que o normal.

O Joint Typhoon Warning Center em Pearl Harbor descreveu Goni como “um sistema compacto, mas muito poderoso”. No satélite meteorológico, exibia um olho bem definido e uma simetria quase perfeita, característica dos ciclones tropicais mais intensos. A transformação radical de Goni, de uma tempestade tropical desordenada em um supertufão poderoso, é exibida na animação abaixo:

A previsão é que Goni siga para o oeste e faça landfall no centro de Luzon, a leste de Manila, no domingo à tarde, enfraquecendo um pouco antes do landfall. A curto prazo, o Joint Typhoon Warning Center espera que Goni passe por um ciclo de substituição da parede do olho no qual as tempestades mais intensas em torno de seu centro se reorganizem. Embora esse processo geralmente diminua os ventos de pico de uma tempestade, isto resulta em uma tempestade ainda maior.

O Joint Typhoon Warning Center prevê que Goni chegará à costa em Luzon com ventos de pico de 240 km/h, o que é equivalente a um furacão de categoria 4 e também com força de supertufão. Nas Filipinas, Goni está sendo referido como Typhoon Rolly porque um sistema de nomenclatura separado é usado para tempestades em sua vizinhança.

Antes da tempestade, meteorologistas da Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA) emitiram avisos de ciclones tropicais. Eles estão prevendo "ventos destrutivos" e ondas de 2 a 3 metros ou até mais que "podem resultar em inundações costeiras com risco de vida e danos.” Também há previsão de chuvas fortes a intensas, capazes de produzir inundações e deslizamentos de terra.

As condições estão previstas para deteriorar rapidamente na manhã de domingo e melhorar no final da noite de domingo até segunda-feira. A previsão é que a tempestade passe diretamente sobre Manila, uma cidade de 1,78 milhão de habitantes, liberando chuvas muito fortes e com potencial para ventos prejudiciais.

The Inquirer, um jornal em inglês das Filipinas, relatou que dezenas de milhares de pessoas devem se abrigar em centros de evacuação do governo e que o país enfrentou um “golpe duplo” com a tempestade e o novo coronavírus. Ricardo Jalad, diretor executivo do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres, incentivou o uso de máscaras faciais e o distanciamento social e disse que os locais de evacuação não devem estar lotados, informou o jornal.