Super sistema extratropical severo atinge a Austrália Ocidental

Os vestígios de um ciclone tropical formado no Oceano Índico Central, chamado de Ciclone Tropical Mangga, se fundiram com um sistema extratropical e formaram um super sistema extratropical severo que atingiu com força grande parte da Austrália Ocidental!

Ciclone Mangga
O super sistema extratropical resultante da combinação do sistema pós-tropical Mangga e uma frente fria atingiu com força a Austrália Ocidental. Imagem: Bureau of Meteorology.

Embora a temporada oficial de ciclones tropicais na Austrália tenha terminado no dia 30 de abril, um sistema tropical tardio se formou próximo à costa oeste do país e, ao se fundir com um sistema extratropical, levou condições severas de tempo em grande parte do estado da Austrália Ocidental.

A sudoeste da Ilha de Sumatra, na Indonésia, um sistema de baixa pressão passou a se desenvolver na terça-feira (19), com ajuda de um pulso de convecção associado a Oscilação de Madden-Julian, que esteve ativa no Oceano Índico entre os dias 17 e 21, contribuindo para a formação desse sistema e também do Super Ciclone Amphan, que atingiu com força Índia e Bangladesh na semana passada.

Com as condições ideais, como as temperaturas quentes da superfície do mar, baixo cisalhamento vertical do vento e grande disponibilidade de umidade, o sistema se tornou um ciclone tropical na quinta-feira (21), recebendo o nome de Mangga. O ciclone tropical Mangga seguiu uma trajetória para sul/sudeste em direção a costa oeste da Austrália. Na sexta-feira (22), Mangga passou pelas Ilhas Cocos (ou Ilhas Keeling), um pequeno arquipélago australiano com cerca de 630 habitantes, com ventos fortes da ordem de 60 km/h e chuvas volumosas.

No sábado (23) , quando já estava mais próximo da costa australiana, Mangga já havia enfraquecido passando para o status de sistema pós-tropical. Porém, nesse mesmo dia, o sistema pós-tropical Mangga acabou se fundindo com um sistema frontal (frente fria), que também estava indo em direção à costa oeste, formando um super sistema extratropical severo, não muito comum.

Esse forte sistema extratropical, levou condições severas de tempo em grande parte da costa da Austrália Ocidental de domingo até segunda-feira (24). Muitos locais registraram rajadas de vento acima de 90 km/h, com alguns pontos registrando rajadas acima dos 100 km/h. O Cabo Leeuwin, no extremo sudoeste do país, registrou rajadas de até 132 km/h! Cerca de 65 mil propriedades tiveram a energia cortada devido a tempestade.

As cidades costeiras registraram uma forte agitação marítima, com ondas chegando até 8 metros. Em relação a precipitação, muitas localidades registraram acumulados diários de chuva que variaram de 30 a 60 mm. Além das chuvas torrenciais, em algumas regiões do sul do estado os ventos fortes foram responsáveis por tempestades de poeira, complicando ainda mais a situação.

De acordo com meteorologistas da Bureau of Meteorology, o único evento comparável a esse ocorreu em 2012, quando um sistema tropical interagiu com uma frente fria ocasionando em condições severas de tempo na Austrália Ocidental. Entretanto, o sistema atual foi especialmente incomum devido a sua severidade e tamanho da área que foi impactada. Cerca de 1000 km de costa foi duramente atingido por esse sistema.

Nessa época do ano os meteorologistas australianos normalmente monitoram os sistemas extratropicais que vem de sudoeste e atingem com severidade apenas o sudoeste da Austrália Ocidental. Porém, esse sistema, por ter tido uma interação tropical, acabou atingindo tanto o noroeste quanto o sudoeste do estado com mesma intensidade.