1º fim de semana do verão tem ZCAS no centro-norte e calorão no centro-sul; confira

O primeiro fim de semana de dezembro será marcado por chuvas intensas na porção centro-norte do Brasil devido à atuação da ZCAS, e por temperaturas elevadas no centro-sul.

Previsão de probabilidade (%) de precipitação no sábado (6) à tarde (14h), segundo o modelo europeu ECMWF.

O primeiro fim de semana do verão meteorológico no Brasil será de contrastes no tempo: enquanto a metade centro-norte do país terá chuvas intensas e trovoadas isoladas devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o centro-sul terá temperaturas elevadas, com máximas chegando perto dos 40°C.

A ZCAS é caracterizada por um corredor persistente de umidade que atua por dias consecutivos na faixa central do Brasil. Ela favorece a formação de chuvas e, por isso, quando ocorre, deixa alertas de chuvas volumosas e riscos de transtornos à população.

A ZCAS, que já está formada sobre o Brasil Central e deve durar até o domingo (7), favorece áreas de instabilidades entre o sul da Região Norte e o Sudeste do país, o que deixa alertas para altos acumulados de chuva ao longo dos próximos dias nestas regiões.

na porção centro-sul do país, uma massa de ar quente passa a atuar a partir da sexta-feira (5), fazendo as temperaturas se elevarem no Sul e em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, com máximas se aproximando dos 40°C.

ZCAS se estabelece até o fim de semana

A ZCAS é o principal sistema meteorológico que contribui para o regime de chuvas durante o período chuvoso das Regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.

E este episódio que está em atuação no momento marca o fim da primeira semana de dezembro, deixando alertas de volumes de chuva muito altos até o domingo (7) nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso.

Atenção: risco alto de enxurradas, alagamentos e deslizamentos em áreas de atuação da ZCAS até o fim de semana, devido ao solo encharcado, especialmente em MG, ES e BA.

Ao longo do sábado (6) teremos bastante nebulosidade no centro-norte do Brasil. No período da manhã, são esperadas chuvas mais localizadas, de fraca a moderada intensidade, no sul da Região Norte, em áreas da Região Centro-Oeste, em Minas Gerais (especialmente no norte), no Espírito Santo e no sul da Bahia.

Durante a tarde, as instabilidades ganham força e são esperadas chuvas intensas, volumosas e mais abrangentes nestas áreas citadas acima, e conforme podemos observar no mapa abaixo:

Previsão de precipitação (em mm) para o sábado (6) à tarde (14h), segundo o modelo europeu ECMWF.

Ao longo da noite do sábado (6), as chuvas continuam atuando, porém elas serão menos abrangentes, e ainda assim há chances de ocorrerem com forte intensidade em áreas mais localizadas.

No domingo (7), as condições são semelhantes às do dia anterior. As chuvas continuam atuando ao longo do dia no Brasil Central, e com maior intensidade no período da tarde.

Na área de atuação da ZCAS, os acumulados de precipitação até a noite (21h) do domingo (7) ficam acima dos 120 mm em áreas centrais da Região Centro-Oeste, no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo e no extremo sul da Bahia; então, atenção redobrada nessas regiões.

Previsão do acumulado de precipitação (em mm) até a noite (21h) de domingo (7), segundo o modelo europeu ECMWF.

Importante destacar que até o fim de semana, podem ocorrer episódios de chuva forte em um curto intervalo de tempo em amplas áreas no centro-norte do país, o que contribui para os transtornos como alagamentos, especialmente em áreas urbanas.

Fim de semana com calorão no centro-sul do Brasil

Uma massa de ar quente começa a ingressar pelo Sul do país a partir desta sexta-feira (5), trazendo de volta o calor e abafamento para esta região, bem como para os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e o Triângulo Mineiro no fim de semana.

No sábado (6), as temperaturas ficam acima dos 30ºC em praticamente todas essas regiões citadas acima, com exceção do leste de São Paulo, que terá temperaturas mais amenas, entre 22ºC e 26ºC .

Previsão de temperatura máxima (em °C) para o domingo (7) à tarde (15h), segundo o modelo europeu ECMWF.

As máximas atingem valores de 36ºC - 37ºC no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, no norte do Paraná e centro-leste de São Paulo. No oeste catarinense e no Triângulo Mineiro, elas chegam aos 33ºC.

No domingo (7), o calor segue forte, com temperaturas máximas de até 35ºC - 36ºC no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e de até 38ºC no leste do Mato Grosso do Sul, no norte e noroeste do Paraná e na região de Presidente Prudente (São Paulo).

Contudo, o leste do estado de São Paulo novamente terá temperaturas máximas mais amenas, não ultrapassando os 26ºC.