Arthur deve abrir a temporada de furacões do Atlântico de 2020

Arthur deve se formar como uma área de baixa pressão entre as Bahamas e a Flórida (EUA). Ainda há dúvidas se será uma tempestade tropical ou subtropical, mas há 100% de chances de desenvolvimento nas próximas 48h.

Area de baixa pressão onde se formará Arthur
Arthur será o primeiro sistema nomeado da temporada do Atlântico 2020. Créditos: NHC/NOAA/Divulgação.

Há grandes chances da temporada de ciclones tropicais do Atlântico Norte começar nessa fim de semana. "Arthur" deve se formar nas próximas 48h em uma área de baixa pressão entre o noroeste das Bahamas e a costa sudeste da Flórida (EUA). É esperado um grande volume de chuva ao longo da costa leste dos EUA, na parte sudeste e central, e fortes ventos que trazem alertas de ondas, correntes costeiras e inundações.

Ainda na quinta-feita (14) a regiões no estado da Flórida já estavam sob a influência do sistema de baixa pressão. Na sexta de manhã, Miami e Fort Lauderdale já registravam chuva intensa, e alertas de alagamentos e inundações foram emitidos em alguns pontos destas cidades pelo Serviço Nacional do Tempo (NWS) dos EUA.

As condições atmosféricas tem se tornado propícias para que o sistema de baixa pressão evolua para uma tempestade tropical. Desde quinta, houve uma gradual redução do cisalhamento to vento, que permite uma melhor sustentação da convecção. No entanto, a previsão mostra que se a tempestade não se organizar até hoje e se mover para água mais frias, provavelmente evoluirá para uma depressão ou tempestade subtropical, um sistema híbrido.

O último boletim emitido pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA indica que o sistema de baixa pressão está se intensificando e deve ser classificado como uma tempestade tropical ou subtropical ainda hoje. Entre domingo e segunda o ciclone deve se deslocar para norte e passar próximo da costa dos Estados das Carolinas do Norte e Sul.

É esperado que o ciclone tropical continue trazendo ventos e chuvas fortes na porção centro-leste da Flórida esta noite. O monitoramento ao longo da costa leste dos EUA será intensificado e um alerta deve ser emitido no começo da semana que vem. Além disso, forte agitação marítima é esperada nos próximos dias, com ondas perigosas e correntes de retorno costeiras intensas ao longo da costa sudeste e central dos EUA.

Temporada mais ativa?

A estação de furacões do Atlântico não começa oficialmente antes do dia 1 de Junho, mas desde 2015 sempre temos uma tempestade nomeada antes da data oficial - e com Arthur nesse fim de semana, esse ano não será diferente. Os ciclones tropicais pré-temporada nomeados desde 2015 foram: Ana (2015), Alex (2016), Bonnie (2016), Arlene (2017), Alberto (2018) e Andreas (2019).

O começo precoce da estação de furacões não é um indicativo de intensidade da temporada. No entanto as previsões mostram que poderemos ter uma temporada bem ativa, acima da média. Espera-se a formação de 14-18 tempestades tropicais, com 7-9 furacões, dos quais 2-4 se tornarão furacões de mais intensos (categorias 3, 4 e 5).