Vongfong: primeiro tufão da temporada de 2020 atinge Filipinas

As Filipinas foram atingidas pelo primeiro tufão da temporada do Pacífico Oeste de 2020. O Tufão Vongfong, ou Ambo, deixa o país em uma situação extremamente preocupante, deixando a população exposta aos perigos do tufão e também da pandemia da COVID-19.

Tufão Vongfong
Tufão Vongfong, ou Ambo, visto por satélites próximo a atingir as Filipinas, nessa quarta-feira (13). Imagem: Satélite Himawari/JMA.

Após 4 meses de tranquilidade e inatividade de ciclones tropicais, o 1° tufão da temporada do Pacífico Oeste de 2020 se formou e atingiu as Filipinas. O tufão Vongfong, ou Ambo, como é chamado nas Filipinas, fez com que mais de 140 mil pessoas deixassem suas casas e recorressem a abrigos de emergência nessa sexta-feira (15), em meio a pandemia da COVID-19, que já infectou mais de 12 mil pessoas e deixou mais de 800 mortos no país.

A baixa pressão, que deu origem ao tufão, foi primeiramente notada no dia 09 (sábado), próximo a Micronésia. No dia seguinte (10), a baixa evoluiu para uma depressão tropical a leste das Filipinas, e recebeu o nome de Ambo pela Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA) e Vongfong, pela Agência Meteorológica Japonesa. Nos dias seguintes o sistema foi se movendo para oeste e ganhando força até se tornar uma tempestade tropical na terça (12) e uma tempestade tropical severa na quarta-feira (13). Ainda na quarta-feira, o sistema se intensificou e foi classificado como tufão categoria 1.

Vongfong chegou às Filipinas na tarde de quinta-feira (14), atingindo a ilha oriental de Samar, com a força de um furacão de categoria 3, ventos de aproximadamente 195 km/h e rajadas superiores a 200 km/h! Uma morte foi registrada na província de Samar oriental, onde o tufão provocou ventos fortes e chuvas torrenciais, destruindo prédios, plantações e barcos de pesca.

Na manhã de sexta-feira (no horário local), Vongfong atingiu a principal ilha do país, Luzon, lar de cerca de 60 milhões de pessoas. A ilha está em um regime de lockdown devido a pandemia da Covid-19 e agora as autoridades temem que a disseminação do coronavírus aumente, já que milhares de pessoas foram se refugiar em centros de evacuação, causando aglomerações, apesar dos protocolos de distanciamento social.

No meio da tarde dessa sexta (no horário local) o tufão perdeu força e foi reclassificado como tempestade tropical severa, ao se deslocar para norte pela ilha de Luzon, com ventos estimados de 70 km/h. Entretanto, ainda se espera que o sistema continue traçando uma rota de destruição sobre as ilhas do norte do país no decorrer do final de semana. Acumulados de 100 a 200 mm de chuva são previstos para as localidades a norte. A capital, Manila, já recebeu um acumulado superior a 90 mm nessa sexta-feira.

Diferentemente da temporada de furacões do Atlântico, a temporada de tufões do Pacífico não tem datas de início e fim bem definidos, já que a tempestades tropicais podem ocorrer em qualquer momento do ano, porém, grande parte das tempestades ocorrerem entre os meses de maio e outubro. A temporada desse ano começou relativamente tarde, principalmente quando comparada a temporada do ano passado, que teve sua primeira tempestade tropical, Pabuk, formada no dia 1° de janeiro e seu primeiro tufão, Wutip, no dia 20 de fevereiro.

De acordo com a PAGASA, as Filipinas estão localizadas na principal região de formação de tempestades tropicais do Pacífico, cerca de 20 tempestades tropicais se formam nessa região do oceano, sendo que entre 8 ou 9 desses sistemas atravessam as ilhas do país. Para esse ano, a PAGASA prevê que entre 10 a 17 ciclones se formem entre maio e outubro.