Intensa ciclogênese atinge o Brasil na próxima semana; saiba o que esperar
Uma ciclogênese intensa voltará a formar tempestades sobre a região Sul do Brasil na semana que vem, causando transtornos significativos para a população.
- Mais informações: Dois eventos de ZCAS atingem o Brasil nos próximos 15 dias

Até a próxima segunda-feira (8), previsões indicam que o tempo permanecerá predominantemente seco, aberto e ensolarado na região Sul e em boa parte de São Paulo e do sul do Mato Grosso do Sul. No entanto, ao longo da própria segunda-feira, previsões indicam que o tempo mudará drasticamente.
O resultado é que, já neste mesmo dia, tempestades voltarão a se formar na região, atingindo especialmente o oeste do Rio Grande do Sul com pancadas intensas de chuva.

Na terça-feira (9), o sistema continuará se desenvolvendo e formará tempestades severas em todos os estados da região Sul - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná - e também em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
Estas tempestades trazem risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, além de cortes no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.
Tempestades podem continuar ao longo da semana
Ao longo da quarta-feira (10), as chuvas vão perdendo intensidade e se tornando mais fracas na região Sul, até que na quinta-feira (11), elas cessam e deixam o tempo predominantemente firme e seco novamente na região.

No entanto, tempestades continuarão se formando no extremo norte do Paraná, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo ao longo de toda a semana e também do final de semana devido ao avanço da frente fria.
Nota-se, na imagem acima, que os estados mais afetados pelas tempestades nesse período serão o Paraná, São Paulo, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso - onde a ZCAS poderá causar enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos para a população.