Pior inundação em décadas deixa dezenas de mortos na Indonésia

O ano de 2020 não começou bem para a região de Jacarta, capital da Indonésia. Chuvas muito volumosas causaram grandes inundações e deslizamentos de terra na região, provocando a morte de pelo menos 66 pessoas e deixando centenas de milhares de pessoas desabrigadas.

Inundações na Indonésia
Milhares de pessoas tiveram que sair de suas casas após chuvas torrenciais causarem inundações em Jacarta, após a virado do ano. Foto: AP Photo/Achmad Ibrahim.

Chuvas torrenciais assolam a capital da Indonésia, Jacarta, e seus arredores desde a virada do ano. As inundações e deslizamentos de terra decorrentes das chuvas volumosas já causaram a morte de pelo menos 66 pessoas, até o momento. Mais de 170 mil pessoas tiveram que se refugiar em abrigos após seus bairros serem inundados e milhares de residências, estradas, escolas, pontes e outros tipos de infraestruturas serem seriamente prejudicadas.

A região de Jacarta é frequentemente atingida por inundações durante seu período chuvoso que se inicia em novembro e dura até o início de abril, com os meses de janeiro e fevereiro sendo os mais chuvosos do ano, com uma média mensal de aproximadamente 300 mm. Porém, as inundações desse ano são as piores vistas desde 2013, quando 29 pessoas morreram em decorrência das chuvas, ou desde 2007, quando 80 pessoas morreram num período de 10 dias!

Essas graves inundações são resultado dos inúmeros problemas de infraestrutura, como a drenagem ineficiente e o desenvolvimento desenfreado da cidade, e das chuvas recordes que ocorreram nos primeiros dias de 2020. No dia 1° de janeiro um aeroporto no leste de Jacarta mediu 377 milímetros de chuva, a maior medição de chuva diária desde 1996. Outros pontos da cidade registraram acumulados de 150 a 250 mm, nas regiões montanhosas fora da cidade os acumulados passaram de 300 mm. O fator mais agravante foi que a maior parte dessa chuva caiu dentro de um período de apenas 6 horas na noite da véspera do ano novo.

A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia (BMKG) reportou que as chuvas foram geradas pela combinação de uma forte convergência dos ventos úmidos vindos do oceano e as altas temperaturas da região. Em grande parte de Jacarta as águas já recuaram, permitindo que muitos habitantes retornassem para suas casas, porém a agência meteorológica disse que mais chuvas são previstas para a capital e chuvas torrenciais extremas podem voltar a ocorrer até meados do próximo mês.

A região de Jacarta, lar de cerca de 30 milhões de pessoas, mais populosa que a região metropolitana de São Paulo, é uma área extremamente vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas, incluindo o aumento do nível do mar e das condições climáticas extremas. A cidade também está afundando rapidamente. De acordo com o Banco Mundial, certas áreas de Jacarta estão afundando 15 a 25 centímetros por ano, cerca de metade da cidade já está abaixo do nível médio do mar, consequência da extração excessiva de água subterrânea para abastecimento de sua superpopulação. Se nenhuma medida for tomada pelo país, grande parte da cidade estará submersa até 2050.