Blake: o primeiro ciclone tropical da temporada australiana

O Ciclone tropical Blake deve dar um pequeno alívio às regiões oeste e costa sudeste da Austrália, que se beneficiarão das chuvas e transporte de umidade do sistema. Apesar disso, vale lembrar que os efeitos destrutivos desse tipo de fenômeno podem agravar a frágil situação do país.

Ciclone tropical Blake
Ciclone tropical Blake é o primeiro ciclone nomeado da temporada australiana de 2019/2020. Créditos: Elders Weather

A temporada de ciclones tropicais da Austrália começou. Blake, um ciclone tropical categoria 1, atua na costa de Kimberley, no Oeste da Austrália e seu centro deverá atingir o continente amanhã. O transporte de umidade e chuvas causados por Blake dão um alívio à porção sudoeste do país, mas não são suficientes para combater os severos incêndios do leste.

Já na sexta, o Escritório de Meteorologia da Austrália (BOM), responsável pelo monitoramento dos ciclones nesta seção do Índico Sul, emitiram um boletim sobre uma depressão tropical que se formou no cavado das monções. A situação se desenvolveu rapidamente: as previsões de sábado já mostravam que o sistema se intensificaria ao longo da costa Oeste de Kimberley e seria o primeiro ciclone tropical nomeado da temporada 2019/2020.

Blake teve seu status alterado para ciclone tropical categoria 1 na segunda-feira (6) e apresenta hoje ventos sustentados próximo ao centro de 75 km/h e com rajadas de 100 km/h. A previsão mostra trajetória em direção sul, indo de encontro à costa noroeste da Austrália entre hoje e amanhã, em Wallal Downs. Há risco de fortes rajadas nos próximos dois dias longo da costa oeste de Kimberley, de Pilbara a De Grey, e também em cidades mais no interior, como Shay Gap.

Segundo o BOM, existem mínimas chances de Blake se intensificar para categoria 2 antes de chegar ao continente. Apesar da temperatura de superfície do mar estar elevada (30ºC), o cisalhamento do vento não está fraco o suficiente para permitir que a convecção do ciclone se organize verticalmente. Alertas foram emitidos e algumas estradas fechadas nas regiões que serão afetadas pela passagem do ciclone.

Após chegar ao continente, Blake deve seguir um rota para sul/sudeste dentro do país. Neste momento de enfraquecimento devido à perda do contato com o oceano aquecido, o ciclone tropical deve promover chuvas que poderão ser um alívio diante da situação de seca que a Austrália está vivendo. No entanto, vale lembrar que os maiores e mais severos focos de incêndio estão na porção leste do país, que não se beneficiará muito com a chuva de Blake.

É só o começo...

Uma segunda depressão tropical já foi identificada na costa norte da Austrália, com grandes chances de evoluir para um ciclone tropical categoria 2 - que será nomeado Claudia. A previsão mostra o sistema se deslocando para sudoeste lentamente ao longo da zona costeira. Os alertas desse sistema incluem rajadas acima de 90 km/h entre Cape Shield e Cape Don, chuva severa na costa norte a partir de amanhã e inundações devido ao avanço do mar, por efeito conjunto dos ventos e deslocamento do sistema.

O início da temporada de ciclones na Austrália adiciona mais um fator de preocupação ao estado do país. Apesar do potencial aumento de chuvas, ciclones tropicais são fenômenos atmosféricos altamente destrutivos que trazem perdas sócio-econômicas importantes. As consequências desses eventos podem piorar a situação frágil que a Austrália vive. A temporada de ciclones tropicais da Austrália vai oficialmente de Novembro a Abril.