Onda de calor mata milhões de mexilhões e mariscos no Canadá

A onda de calor extrema que atingiu o oeste dos Estados Unidos e Canadá na última semana de junho foi responsável por uma série de acontecimentos catastróficos, como a morte de mais de 1 bilhão de animais marinhos na costa do Canadá!

Onda de calor Canadá
Milhões de mexilhões foram cozidos e mortos pelo calor excessivo na costa oeste do Canadá. Foto: Christopher Harley.

No final do mês de junho uma forte onda de calor assolou o oeste dos Estados Unidos e Canadá, ocasionando numa série de registros de temperaturas recordes que ultrapassaram os 40°C! Na costa oeste do Canadá, o calor extremo foi responsável pela morte de milhões de mexilhões, mariscos, estrelas do mar e outros animais marinhos!

O professor de zoologia da Universidade de British Columbia, Christopher Harley, disse à CNN que encontrou um número incontável de mexilhões mortos abertos e apodrecendo em suas conchas na praia de Kitsilano, em Vancouver. Por estudar os efeitos das mudanças climáticas na ecologia das costas rochosas, onde esses animais vivem, Harley foi a praia para ver como esses animais haviam passado pela onda de calor.

Numa estimativa preliminar, Harley disse que o calor pode ter matado até um bilhão de mexilhões ao longo dos 4 mil quilômetros de costa do Mar de Salish, entre a província canadense de Colúmbia Britânica e o estado americano de Washington. Nessa estimativa foram considerados apenas os mexilhões, mas Harley recebeu diversos relatos de outros colegas que registraram a morte de estrelas do mar, anêmonas, peixes-pedra e ostras.

Pude sentir o cheiro daquela praia antes de chegar, porque já havia muitos animais mortos do dia anterior, que nem foi o mais quente dos três dias (26 a 28 de junho) -Christopher Harley à CNN

Mexilhões costumam se prender em rochas e outras superfícies, sendo expostos ao ar e ao sol durante os períodos de maré baixa. Apesar de serem resistentes, geralmente eles não conseguem sobreviver a temperaturas acima de 37°C por muito tempo.

As temperaturas no centro de Vancouver chegaram a 37°C no dia 26 de junho, 37.5°C no dia 27 e 38.6°C no dia 28, porém, na praia as temperaturas foram ainda maiores. Harley e seu aluno registraram temperaturas superiores a 51°C na superfície com a ajuda de uma câmera de imagem térmica!

Além da vida marinha, centenas de vidas humanas também foram perdidas em decorrência do calor. Entre 25 de junho e 1° de julho foram relatadas 719 mortes aos legistas da província de Colúmbia Britânica.

Durante os dias de calor extremos, mais de 240 incêndios florestais foram contabilizados na província, muitos dos quais ainda estão ativos. No dia 30 a pequena cidade de Lytton quebrou o recorde de temperatura máxima de todos os tempos do país, registrando uma temperatura de 49.6°C! A cidade também foi 90% destruída por um incêndio florestal.

Nova onda de calor assola oeste dos Estados Unidos e Canadá

Pouco mais de uma semana após o calor letal no final de junho, uma nova onda de calor passou a atingir o oeste dos EUA e Canadá nesse final de semana. No sábado o Serviço Nacional Meteorológico dos EUA emitiu um novo alerta de “calor excessivo” que cobre a maior parte do estado da Califórnia, partes de Nevada, Arizona, Utah, Oregon e Idaho.

No sábado (10) Las Vegas, Nevada, se igualou a seu recorde histórico de temperatura ao atingir 47.2°C, temperatura que havia sido registrada pela primeira vez em 1942 e voltou a se repetir mais 3 vezes desde 2005. No Parque Nacional Vale da Morte, Califórnia, o termômetro chegou a 54,4°C na sexta (09), ficando pouco abaixo do recorde mundial de 56.7°C registrado nesse mesmo local em julho de 1913!