O calor sem limites nos força a adaptar as escalas nos mapas de tempo

Temperaturas extremas, fora de todas as nossas escalas, são registradas atualmente em diferentes partes do Hemisfério Norte. Isso nos levou a atualizar a forma como nossos mapas meteorológicos são exibidos. Um sério sinal de alerta para condições meteorológicas extremas!

Termómetro registrando la alta temperatura del lugar
Calor extremo é definido como temperaturas de verão muito acima do normal, considerando as características de cada local.

Uma atmosfera estável, a grande insolação própria do verão e a entrada de uma massa de ar quente vinda da África, farão com que as temperaturas disparem e o calor seja infernal na Espanha nos próximos dias, chegando a 45°C ou até mais em algumas localidades.

Esta eventualidade levou o Departamento de Meteorologia da Meteored a realizar modificações em seu sistema de previsão e ampliar as escalas de temperatura usuais, para refletir os valores que poderiam ser alcançados nos próximos dias em locais do Hemisfério Norte.

É assim que a escala da seção de mapas agora pode ser visualizada em detalhes com temperaturas acima de 40°C e até 50°C, e na seção de modelos até aos 54°C. Dessa forma, será possível traçar melhor o que estará ocorrendo, em termos de análise de previsão, diante dos extraordinários episódios de calor.

temperaturas previstas modelo ECMWF
As temperaturas previstas para este fim de semana extrapolaram a escala de cores. Isto nos levou a atualizar nossas escalas para melhor prever e visualizar estes eventos de calor extremo.

Como podemos perceber, o calor intenso e outros fatores que geram riscos climáticos estão obrigando o mundo a se adaptar à realidade em diversos aspectos. Esta mudança de escala é uma notícia positiva para a análise e melhorias no sistema de alertas meteorológicos, mas muito alarmante em termos do que estas previsões, quando cumpridas, podem causar.

Os ecossistemas e os seres humanos percebem a cada dia como aumenta a magnitude dos episódios climáticos extremos, vemos notícias recorrentes sobre a quantidade de mortes e danos à biosfera, causados pelas altas temperaturas.

Portanto, é importante que tomemos consciência das consequências catastróficas que estão ocorrendo e não apenas com os episódios de calor extremo, mas também, o que está ocorrendo com todos os fenômenos atmosféricos que causam um risco climático.

O que podemos fazer?

Embora o controle das emissões seja algo fundamental e que engloba todo o problema, também é relevante combiná-lo com outros mecanismos para minimizar os danos causados por condições climáticas extremas, como adotar medidas de mitigação e adaptação, por exemplo.

Medidas de mitigación y adaptación
Medidas de adaptação são aquelas destinadas a atuar sobre os impactos já ocorridos devido às mudanças climáticas. Por outro lado, as medidas de mitigação se concentram nas causas, isto é, na prevenção antes que o impacto ocorra. Fonte: www.lifeadaptamed.eu

Atualmente, os sistemas ecológicos e socioeconômicos mais vulneráveis são aqueles que apresentam maior sensibilidade aos efeitos severos e menor capacidade de adaptação.

Especialistas também destacam que o desenvolvimento sustentável é o caminho a seguir, mas devemos agir rápido!

As mudanças climáticas estão produzindo rapidamente um impacto negativo na humanidade e impedindo o progresso no sentido de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por isso é essencial fazer todos os esforços e compromissos necessários para limitar os impactos, tais como as temperaturas infernais que estão sendo registradas, e assim, reduzir as vulnerabilidades e ao mesmo tempo aumentar a resiliência contra as mudanças climáticas, incluindo toda a biodiversidade.