Onda de calor histórica quebra recordes no Canadá e EUA

Durante o final de semana e nesta segunda-feira vários recordes de temperaturas foram quebrados no noroeste dos Estados Unidos e Canadá, chegando a valores nunca vistos nessa época do ano! Regiões acostumadas com temperaturas frias estão registrando temperaturas acima de 40°C!

Onda de calor Estados Unidos e Canadá
Grande parte do noroeste dos Estados Unidos e Canadá estão registrando temperaturas máximas próximas ou superiores a 40°C!

Uma onda de calor extrema está fazendo com que os termômetros registrem recordes consecutivos de temperaturas máximas em várias partes do noroeste dos Estados Unidos (EUA) e Canadá. Vários meteorologistas têm classificado essa onda de calor como “sem precedentes”, “mortal” e “histórica”!

No Canadá, país acostumado com temperaturas frias, os termômetros chegaram a impressionante marca de 47,9°C!

Nos EUA, o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, sigla em inglês) emitiu alerta de calor excessivo em todo o estado de Washington, Oregon, partes dos estados de Idaho, Montana, Nevada e Califórnia. Estados que também estão sendo afetados por um intenso episódio de seca.

A cidade de Portland, no estado de Oregon, normalmente experimenta temperaturas na casa dos 20°C no final de junho, mas nessa segunda-feira (28) chegou a impressionante marca de 46,6ºC! Esse foi o terceiro dia seguido em que os termômetros bateram recorde na cidade, no sábado o recorde foi batido pela primeira vez com o registro de 42,2ºC, e no domingo foi batido de novo com a marca de 44,4°C! Antes dessa onda de calor, a maior temperatura da história na cidade era de 41,6°, que foi registrada uma vez em julho de 1965 e duas vezes em agosto de 1981.

Mais ao sul do estado, em Salem, o termômetro chegou a 47,2°C na segunda-feira, empatando com o recorde de todos os tempos do estado, que havia sido estabelecido na cidade de Umatilla, em 27 de julho de 1939.

Essas temperaturas são extremamente raras e antes pareciam ser impossíveis de serem observadas nessa região, que durante o mês de junho costuma registrar temperaturas máximas médias entre 20°C e 25 °C. O que estamos observando agora são temperaturas cerca de 20°C acima da média!

A onda de calor não poupou o Canadá, país acostumado com temperaturas bem mais frias. O pequeno vilarejo de Lytton, na província de British Columbia, registrou nessa segunda a temperatura mais alta da história do Canadá, de 47,9°C! Essa temperatura bate o recorde anterior que havia sido registrado apenas um dia antes, de 46,6°C. Antes disso, o antigo recorde do país era de 45°C, registrado em 5 de julho de 1937, em Midale e Yellowgrass.

No Canadá a atual onda de calor é comparada com a forte onda de calor de julho de 1936 em Manitoba e Ontário, que durou quase duas semanas e foi responsável pela morte de mais de mil pessoas!

O que está causando esta onda de calor extrema?

Assim como outros casos de extremos climáticos, a atual onda de calor está associada a uma amplificação das ondulações dos Jatos de Altos Níveis, as chamadas ondas de Rossby. Essa grande ondulação do jato configurou um padrão de bloqueio tipo ômega em altos níveis da atmosfera, fazendo com que um sistema de alta pressão ficasse praticamente estacionado sobre o noroeste da América do Norte.

Essa alta pressão é responsável por aquecer todas as camadas da atmosfera, desde a superfície até os níveis mais altos, e inibir a formação de nuvens, intensificando ainda mais o calor na superfície.

Apesar desse tipo de ondulação de jato ser algo natural do sistema climático, não podemos descartar a influência do aquecimento global, causado pela emissão de gases de efeito estufa. Diversos estudos já têm mostrado evidências de que o calor em excesso no nosso planeta está aumentando a frequência de eventos extremos e, além disso, o aquecimento da temperatura média do planeta implica num aumento das temperaturas extremas.