Novo modelo de computador do NCAR prevê um Super El Niño para o próximo verão

O atual evento de El Niño continua se intensificando ainda mais conforme nos aproximamos do verão, o que nos faz pensar: será que esse será um Super El Niño? De acordo com um novo modelo do NCAR, a resposta é sim!

Super El Niño
O El Niño deste ano está entrando na categoria de forte e tem chances de se tornar um Super El Niño.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) sobre o Pacífico Tropical segue bem mais quente que o normal e a circulação atmosférica sobre os trópicos está respondendo a esse aquecimento, através do enfraquecimento da Célula de Walker. Estes são os sinais que confirmam a fase positiva do El Niño-Oscilação Sul (ENOS), o El Niño.

Inclusive, no último mês, o atual evento de El Niño se intensificou, já entrando na categoria de intensidade forte (anomalias de TSM iguais ou acima de 1.5°C) nas últimas semanas de outubro, com anomalias de TSM na região do Niño 3.4 ligeiramente acima do limiar de +1.5°C.

Com isso, voltamos à questão: será que o atual evento de El Niño evoluirá para a categoria de Super El Niño? Como dissemos em artigos anteriores, nós da Meteored Brasil acreditamos que o atual evento de El Niño continuará se intensificando, chegando a categoria de El Niño forte em seu pico de intensidade máxima,mas não chegando a ser um Super El Niño.

Porém, um novo modelo de previsão climática desenvolvido pelo Centro Nacional de Investigação Atmosférica (NCAR), dos Estados Unidos, prevê que o atual evento irá se tornar um Super El Niño, podendo ser um dos mais intensos da história!

Previsão NCAR: teremos um Super El Niño no próximo verão!

De acordo com um novo sistema de previsão experimental desenvolvido para fins de pesquisa pelo NCAR, chamado SMYLE, o atual evento de El Niño chegará ser um Super El Niño no trimestre de verão do Hemisfério Sul (inverno do Hemisfério Norte), provavelmente sendo um dos eventos mais fortes já registrados, entrando para a história junto com os outros 3 eventos de Super El Niños registrados desde 1950.

O novo modelo da NCAR mostra que esse El Niño será comparável aos outros Super El Niños do passado. Crédito: KUSA.

O novo modelo do NCAR prevê que a anomalia de TSM do Niño 3.4 subirá para +2,4 °C durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, acima do limiar de +2°C que define um Super El Niño. Se assim for, o atual evento será comparável ao Super El Niño de 1997-98 que atingiu uma média de +2,4°C no trimestre de verão daquele ano. O atual evento ainda não superaria o de 2015-16 que em seu pico máximo atingiu um valor médio de +2,6.

É verdade que quanto mais forte o El Niño, maiores serão os impactos - disse Steve Yeager, pesquisador do NCAR, à 9News

Uma análise inicial feita pelos pesquisadores que desenvolveram o sistema mostrou que o modelo fez um trabalho extraordinariamente bom na previsão da ocorrência e força dos eventos El Niño e La Niña do passado, na fase de teste.

O novo modelo do NCAR, Seasonal-to-Multiyear Large Ensemble (SMYLE), mostrou um bom desempenho em prever os El Niños do passados (linha amarela), quando comparado aos dados reais (linha preta). Créditos: NCAR/UCAR.

“Nosso sistema de previsão mostrou que pode fazer um trabalho extraordinariamente bom ao prever com precisão eventos anteriores do El Niño quando o testamos usando dados históricos, o que nos dá alta confiança nesta previsão”, disse o cientista do NCAR Stephen Yeager.

Essa nova previsão de anomalia de +2.4°C do modelo da NCAR está acima das anomalias previstas por grande parte dos modelos usados atualmente para previsão do ENOS, mas não está muito fora do espectro de probabilidades, já que alguns modelos também indicam uma ocorrência de um Super El Niño nos próximos meses, como o modelo do centro europeu (ECMWF).