Intenso tornado arrasa cidade na Bélgica

Um tornado atingiu a cidade de Beauraing, na Valônia, causando sérios danos, incluindo mais de 92 casas danificadas.

Depois de ter atingido fortemente a Espanha, França e a Suíça, a intensa onda de mau tempo deslocou-se para leste, chegando próximo dos países da Europa central. As fortes tempestades causaram inundações em partes de Fiandre, na Bélgica, no último fim de semana.

Na Vallonia, um tornado causou estragos e destruição em Beauraing, ferindo 17 pessoas e provocando vários danos. Cerca de 92 casas foram danificadas pelo fenômeno, 10 dais quais foram declaradas totalmente inabitáveis. As rajadas de vento produzidas pelo tornado podem ter ultrapassado 130-150km/h.

Os fortes ventos danificaram casas e carros e derrubaram árvores e linhas de energia, também causando problemas com o tráfego nas estradas. Várias pessoas ficaram feridas quando uma estrutura ao ar livre em um terraço de café foi levada pelo vento. Em Rochefort, não muito longe de Beauraing, uma dezena de casas e uma igreja ficaram sem telhado devido ao vento. Em Saint-Servais, uma casa pegou fogo após ser atingida por um raio.

A província de Hainaut foi inundada em torno das cidades de Péruwelz, Leuze-en-Hainaut e Lessines. O Corpo de Bombeiros realizou cerca de 40 intervenções, e ninguém ficou ferido. Fortes tempestades também causaram danos na província de Fiandre Oriental. As equipes de resgate receberam cerca de 90 pedidos de ajuda, a maioria para casos de porões alagados. Não é por acaso que muitas dessas tempestades foram precedidas ou acompanhadas por fortes rajadas de vento que atingiram picos de mais de 100 km/h nos momentos mais extremos.

Algumas dessas tempestades passaram, na alta troposfera, através do ramo ascendente da corrente de jato e, rapidamente, evoluíram para sistemas de tempestades do tipo “supercélula”, muito intensas.

O desenvolvimento dessas “supercélulas” foi auxiliado pelo intenso “cisalhamento vertical do vento”, que teve máximos no norte da França e da Bélgica. O intenso “cisalhamento” do vento (ou seja, variações na velocidade e direção do vento com o aumento da altitude) desencadeia movimentos rotacionais dentro das nuvens de tempestade que giram a corrente ascendente da tempestade e, subsequentemente, a transformam em um mesociclone.