Chuva de mais de 180 mm em 24h provoca inundações e desabrigados em SC

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), várias cidades no estado de Santa Catarina registraram mais de 100 mm nas últimas 24 horas. A capital Florianópolis ultrapassou a casa dos 180 mm e registrou transtornos como alagamentos e desabamentos.

Chuva em Balneário Camboriú
Ciclone provoca chuva volumosa e muitos transtornos em cidades de Santa Catarina. (Foto: Fabiano Correia)

Mais de 100 milímetros de chuva em apenas 24 horas, este é o número que diversas cidades no estado de Santa Catarina registraram segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). O alto volume de precipitação e os transtornos causados foram resultado da formação de uma área de baixa pressão atmosférica que passou pela região Sul do Brasil dando origem a um ciclone.

Os volumes de chuva registrados são impressionantes considerando o pequeno intervalo de tempo, o que é fator primordial para mensurar o tamanho dos estragos. Dentro de apenas 1 dia choveu 184,51mm em Florianópolis, 156,6mm em Garopaba, 151,4mm em Palhoça, 116mm em São José, 106mm em Governador Celso Ramos, 102,6mm em Biguaçu, 100,4mm em São Pedro de Alcântara, fora as tantas cidades que registraram volumes entre 20 e 90mm no mesmo intervalo de tempo.

Com a chuvarada vieram os transtornos, pontos de alagamento, ruas completamente inundadas, casas invadidas pela chuva, desabamentos de muros e deslizamentos de terra. Vias ficam interditadas e famílias ficaram desabrigadas.

Estragos

Com o alto volume de chuva em pouco tempo, os estragos registrados foram diversificados, mas de modo geral, o transtorno gerado pelo ciclone foi grande em várias cidades, da capital às cidades do interior.

A Defesa Civil do estado orienta que durante as chuvas, a população procure por locais abrigados, longe de placas, árvores e postes de energia.

Uma das cidades mais atingidas foi Balneário Camboriú, no litoral norte do estado catarinense. Muitas famílias precisaram ser deslocadas de suas casas até abrigos montados pela cidade. A população precisou de ajuda do Corpo de Bombeiros que fez o transporte com botes e barcos. A Defesa Civil está mobilizada na cidade e monitora o nível dos rios, além de isolar várias ruas.

Chuva em SC
Bairro Monte Alegre é um dos mais afetados em Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina — Foto: Luiz Carlos Souza/NSC TV

Em Florianópolis, o alto volume de precipitação que caiu neste último sábado (19) resultou em pelo menos 37 ocorrências com 11 desabrigados. Além do caos instalado com a população, outra situação chamou a atenção de moradores que logo acionaram a Polícia Militar que se prontificou.

Os policiais precisaram acessar uma zona completamente alagada para salvar 3 cavalos que estavam submersos até o pescoço. Os animais estavam próximos a um córrego na rua Itapiranga que ficou inundado por conta da chuva volumosa.

Previsão de mais chuva

Neste domingo (20) o ciclone se afasta, mas ainda será capaz de projetar umidade devido a circulação dos ventos contra à costa, o que preocupa as entidades responsáveis em Santa Catarina devido ao elevado nível dos rios e solo já bastante encharcado. Não se descarta novos pontos de alagamentos e deslizamentos de terra.

A chuva diminui neste domingo, mas a população ainda precisará de tempo para reverter o quadro de estragos provocado pelas fortes chuvas. Essa trégua da chuva pode não durar tempo suficiente.

A tendência é de mais chuva, e muita chuva. Ao que tudo indica, até o final desta primeira semana do inverno de 2021, uma frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil. A expectativa é de chuva forte e volumosa, acompanhada por descargas elétricas e muita ventania.

Os temporais devem começar no Rio Grande do Sul na quarta-feira (23), e vão avançar nos próximos dias. Na quinta-feira (24) já há expectativa de temporais no sul e oeste de Santa Catarina. No centro, leste e norte catarinense, o maior alerta vai para a sexta-feira (25).