Intenso ciclone Yaas chega à Índia provocando vários transtornos
O ciclone Yaas atingiu o continente no leste da Índia com rajadas de 155km/h, chuvas e uma forte tempestade. Apesar das evacuações preventivas, houve feridos e vítimas fatais. Veja os vídeos impressionantes deste fenômeno!

Mais de um milhão e meio de pessoas tiveram que evacuar preventivamente da costa leste da Índia, em face da ameaça do forte ciclone tropical Yass. De acordo com o Departamento de Meteorologia da Índia (IMD), Yaas iniciou o processo de entrada pelo estado costeiro de Odisha, por volta das 8:30h (hora local) da quarta-feira, 26 de maio, afetando principalmente os estados de Bengala ocidental e Odisha. As autoridades de Calcuta e Bhubaneswa (capitais de ambos estados) ordenaram o fechamento de seus aeroportos internacionais durante a maior parte do dia.
#SevereWeather El ciclón tropical #Yaas toca tierra en el este de la India.
— Meteored (@MeteoredAR) May 26, 2021
En las últimas horas los vientos sostenidos han superado los 120 km/h, con tormentas y lluvias muy intensas ️ que han provocado numerosos problemas. pic.twitter.com/WrHzgiaB9y
Alguns dos ciclones mais mortais da história se formaram na Baía de Bengala. Os cientistas afirmam que embora esses tipos de ciclones sejam frequentes no norte do Oceano Índico, nos últimos anos eles tem sido mais recorrentes e devastadores.
Caos gerado pelo ciclone Yaas
Com rajadas de vento de 155 km/h, Yaas provocou trombas d'água, fortes tempestades e ondas marinhas muito altas, que devastaram setores do litoral, inundando-os completamente. Os fortes ventos derrubaram árvores, postes, cartazes e também causaram o desabamento de algumas casas.
Los efectos del Ciclón Tropical YAAS en Odisha y Bengala
— Estación Altamira Caracas (@pluvaltamira) May 26, 2021
Occidental/India. Vía: CDN 26M pic.twitter.com/BGzM5Zud5O
Ondas de até quatro metros de altura provocaram inundações repentinas na cidade costeira de Digha, cerca de 20 mil casas foram seriamente afetadas e mais de uma dúzia de ilhas fluviais foram completamente inundadas devido ao rompimento de vários diques.
#INDIA | Cerca de 500 mil personas tienen ordenes de evacuar en la oriental costa del Golfo de Bengala, ante la llegada del ciclón Yaas.
— Rochex R. Robinson Bonilla (@RochexRB27) May 24, 2021
El fenómeno llegará al país una semana después del paso de Tauktae, que dejó más de un centenar de fallecidos y destrucción. pic.twitter.com/bcQaQvwXt9
O ciclone Yass atingiu o leste da Índia a menos de duas semanas depois que o ciclone Tauktae atingiu a costa oeste, matando mais de 150 pessoas. Por sua vez, e até agora, de acordo com as primeiras pesquisas na área, as autoridades anunciaram o número de oito pessoas mortas no leste da Índia e no vizinho Bangladesh, devido a passagem do Yaas, embora este número seja preliminar.
Segundo a Primeira Ministra da Bengala Ocidental, Mamata Banerjee, uma das vítimas morreu devido ao desabamento de parte de sua casa, no distrito de Midnapore oriental, e outras duas morreram na cidade de Digha. Pelo menos três vítimas fatais foram contabilizadas em Odisha, duas delas devido à queda de árvores por causa dos ventos fortes e uma terceira mulher devido ao desabamento de sua casa, informou a agência local indiana PTI.
Así el Ciclón Yaas en la India
— rubeneus (@rubenanguiano) May 26, 2021
pic.twitter.com/i4s718LN9E
Em Bangladesh, uma mulher veio a óbito no distrito de Bhola, também devido à queda de uma árvore, segundo fontes da polícia local. Uma menina de quatro anos morreu afogada próximo de sua casa, no distrito costeiro de Bagherat, informou o diretor da administração local Delwar Hossain.
Ciclones na pandemia
Este é um momento muito difícil, se levarmos em consideração que a Índia atravessa uma situação sanitária muito delicada devido à pandemia do COVID-19 e, já tem um número total que ultrapassa 305 mil mortes. De fato, os centros de vacinação da região costeira do estado de Bengala ocidental e de sua capital Calcutá, por motivos óbvios suspenderam temporariamente suas atividades.
#25May | Imágenes del fuerte impacto de las olas en Bengala Occidental, India, luego de la llegada del ciclón Yaas.
— El Diario (@eldiario) May 25, 2021
Cerca de 1.000.000 de personas han evacuado la costa este del país asiático.
pic.twitter.com/DWgAx6VeNH
Até o momento, a pandemia do coronavírus causou mais de 27 milhões de infectados na Índia e eles estão passando por um colapso da capacidade hospitalar em várias cidades, além de que tiveram que redobrar os esforços para manter o suprimento de oxigênio para os pacientes mais graves.
#Internacionales | El ciclón Yaas, la segunda tormenta que azota India en menos de dos semanas, tocó tierra el miércoles en el estado de Odisha, costa oriental, dejando muertes y destrucción. Vía: AFP pic.twitter.com/pQsNmNkzlx
— TCS Noticias (@tcsnoticias) May 26, 2021
Sem dúvida, a passagem de dois ciclones que atingem o país em menos de duas semanas é um golpe terrível para inúmeras pessoas cujas famílias são diretamente afetadas pelo avanço do COVID-19.
Esta semana, a Índia recebeu uma boa notícia, quando as autoridades informaram que a produção em massa da vacina russa Sputnik V iniciará. O Fundo Russo para Investimento Direto e a empresa farmacêutica Panacea Biotec garantem que realizarão o projeto em uma fábrica da empresa na cidade de Baddi (estado de Himachal Pradesh), segundo a mídia local.