Incêndios devastadores no sul do Chile deixam mais de 50 mil desalojados e ao menos 19 mortos; veja imagens

Incêndios florestais devastam de forma descontrolada o sul do Chile desde ontem (18) e já deixam mais de 50.000 pessoas fora de suas residências e ao menos 19 mortos. Veja aqui mais informações.

Cidade de Concepción, no Chile, após um incêndio florestal na região de Biobío, ontem, 18 de janeiro. Crédito: REUTERS/Juan Gonzalez.
Cidade de Concepción, no Chile, após um incêndio florestal na região de Biobío, ontem, 18 de janeiro. Crédito: REUTERS/Juan Gonzalez.

Incêndios florestais devastadores avançam de forma descontrolada no centro-sul do Chile desde ontem, 18 de janeiro, e deixam, até o momento da edição desta notícia, 19 mortos e mais de 50 mil pessoas desalojadas, segundo o balanço oficial do país.

O presidente chileno decretou estado de catástrofe nas duas regiões mais atingidas, Ñuble e Biobío. Diversos focos de incêndio ainda estão sendo combatidos, com condições climáticas agravando a situação. Acompanhe abaixo mais informações do que se sabe até o momento.

O que está acontecendo no Chile?

As temperaturas elevadas, tempo seco e ventos fortes têm favorecido a ocorrência dos incêndios florestais no Chile. E embora as condições climáticas durante a noite de ontem (18) tenham ajudado a controlar alguns focos de incêndio, os maiores ainda estavam ativos.

Chamas atingem região Centro-Sul do Chile desde o fim de semana. Crédito: Guillermo Salgado/AFP.
Chamas atingem região Centro-Sul do Chile desde o fim de semana. Crédito: Guillermo Salgado/AFP.

Áreas do centro e sul do Chile estavam sob alerta de calor intenso, com temperaturas máximas de até 37ºC para ontem e hoje (19), condição que deve permanecer até esta terça-feira (20), aumentando a preocupação com novos incêndios. A partir da quarta (20), as temperaturas devem diminuir um pouco.

Mais de 20 mil hectares já foram queimados até o momento, com o maior incêndio ultrapassando 14 mil hectares na cidade de Concepción.

Neste domingo (18), o presidente chileno Gabriel Boric decretou estado de catástrofe nas duas regiões mais atingidas, Ñuble e Biobío, que são o epicentro da tragédia. Isto significa, entre outras coisas, que as Forças Armadas tomarão o controle nestes locais.

Dos 19 mortos, 18 são da região de Biobío e 1 da região de Ñuble, e o presidente Boric afirmou ter "certeza de que esse número aumentará".

Abaixo, um vídeo divulgado na rede social X (antigo Twitter) mostra as chamas na localidade de Penco, em Concepción:

O presidente deve visitar as regiões de Ñuble e Biobío durante o dia nesta segunda-feira (19). Estas regiões, que ficam a cerca de 500 km ao sul da capital Santiago, concentram pelo menos 12 dos 20 incêndios em andamento, com várias casas totalmente destruídas e cerca de 8,5 mil hectares queimados.

Além disso, foi imposto toque de recolher noturno nas localidades mais atingidas do Biobío.

Casa em chamas na região de Biobío, no Chile. Crédito: REUTERS/Juan Gonzalez.
Casa em chamas na região de Biobío, no Chile. Crédito: REUTERS/Juan Gonzalez.

Segundo o ministro chileno de Segurança Pública, Luis Cordero, cerca de 4 mil bombeiros atuam no combate às chamas, que estão “completamente fora de controle”. Ainda, ele confirma que as chamas deixaram um balanço parcial de 18 mortos na região do Biobío.

Mas a área mais crítica da tragédia encontra-se nas localidades de Penco e Lirquén, em Concepción (Bíobío), com várias casas completamente destruídas pelo fogo. Um jornalista da AFP no local relatou que um redemoinho de fogo atingiu casas inteiras na última madrugada em Penco.

As chamas se espalharam rapidamente, e muitos dos moradores da região de Concepción se salvaram do fogo porque correram para a praia, conforme relatou um próprio morador.

Referências da notícia

Incêndios no sul do Chile deixam mortos e mais de 50 mil desalojados. 18 de janeiro, 2026. Agence France Presse.

Incêndios no Chile deixam mortos e mais de 50 mil desalojados; país decretou estado de catástrofe. 19 de janeiro, 2026. Brasil de Fato/Redação.