Intensa queda de granizo provoca estragos em Portugal

No último domingo episódios do tempo severo ocorreram na Península Ibérica, com destaque para o no norte de Portugal. Chuva, trovoada e graniz ocorreram em um período muito curto provocando estragos visíveis. A intensa queda de granizo transformou a paisagem. Confira as imagens!

No primeiro fim de semana da primavera, instabilidades se espalharam por boa parte da Península Ibérica. Mas foi na tarde de domingo, e em específico ao norte de Portugal, que se registaram um dosepisódios do tempo severo mais significativos, além das trombas d'água na Espanha: queda de granizo intensa, que transformou a paisagem.

Poderosas trovoadas foram-se desenvolvendo no decorrer da tarde, descarregando potentes ‘granizadas’ que levaram o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) a emitir o aviso amarelo para os distritos do Porto, Braga, Vila Real. As nuvens, os relâmpagos, o granizo e os trovões proporcionaram um fascinante espetáculo natural, que originou imagens belíssimas e também assustadoras.

Foi nas regiões do Minho e de Trás-os-Montes, próximo a fronteira com a Espanha,que os estragos foram mais visíveis. O manto branco de granizo impressiona pela espessura e pela raridade com que estes fenômenos ocorrem.

Em Guimarães a localidade de São Torcato foi uma das mais afetadas. O Corpo de Bombeiros local foi acionado para atender 5 ocorrências depois da forte ‘granizada’. Este episódio de tempo severo provocou estragos na agricultura, principalmente nas árvores de frutíferas, muitas delas já em estágio de floração neste início da primavera no Hemisfério Norte.