Trombas d'água, temporais e queda de granizo na Espanha

O tempo instável foi o grande protagonista protagonistas em grande parte da Espanha. Com imagens impressionantes da formação de trombas d'água no Mar Mediterrâneo. Um grande espetáculo sem consequências graves durante a quarentena.

Nos últimos dias, houve bastante instabilidade sobre a Península Ibérica. As tempestades. que se desenvolveram. deram origem à fenômenos locais intensos devido a presença DANA ou Gota Fría, como é chamada na região um sistema de baixa pressão em níveis médios e altos.

Entre as ocorrências no fim de semana, destaque para as chuvas intensas nas áreas costeiras do sul e leste da Espanha, bem como outros fenômenos singulares, como as trombas d'água, que se desenvolveram durante a manhã de domingo próximo a costa de Maiorca, nas Ilha Baleares no Mediterrâneo. O mais fotogênico foi capturado próximo à cidade de Llucmajor. Alguns deles chegaram muito perto da costa, o que aumenta muito a possibilidade de fotografá-los. No entanto, também não se pode baixar a guarda, se deslocarem para terra firme, poderão causar danos materiais.

Como eles são formados?

Normalmente, os vórtices mais intensos desse tipo, como tornados, se desenvolvem em grandes tempestades com uma corrente ascendente rotativa, as chamadas supercélulas. No entanto, alguns tornados e a grande maioria das trombas d'água, provêm de nuvens convectivas e tempestades convencionais (não supercelulares). Para seu desenvolvimento, é necessária uma corrente ascendente intensa, local e muito estável ao longo do tempo, pois qualquer irregularidade pode interromper ou desorganizar a rotação.

No caso das das trombas d'água, o mar funciona como um suprimento contínuo de energia, fornecendo ar úmido e quente ao lado de sua superfície, o que ajuda a manter uma corrente convectiva constante em um dia com instabilidade atmosférica acentuada. Isso permite que as mangas marinhas sejam mais comuns que os tornados terrestres.

Em geral, trombas d'água e tornados não supercelulares são mais fracos do que os grandes tornados supercelulares, mas não deixam de ser perigosos, pois, também são capazes de gerar ventos bem acima de 100 km/h causar danos materiais. É por esse motivo que não devemos nos distrair e ficar atentos caso aproximem demais da costa.

Para esta semana, a previsão é de que o tempo firme predomine na Península Ibérica, com sol aparecendo entre nuvens e possibilidade de chuvas fraca e passageira. O retorno dos temporais está previsto para o início da próxima semana, quando um sistema de baixa pressão avança de oeste atingindo primeiro Portugal e depois a Espanha.