Grandes incêndios na Califórnia criam um cenário apocalíptico

Enormes incêndios florestais fora do controle criaram cenários apocalípticos em diversas cidades do estado da Califórnia, Estados Unidos. Os incêndios desse ano já são os piores a serem registrados em toda história do estado!

Incêndios Califórnia
Incêndios florestais de grandes proporções queimam fora de controle no estado da Califórnia. Foto: Josh Edelson / AFP / Getty.

A temporada de incêndios florestais de 2020 já é a pior da história da Califórnia, de acordo com o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire). Até hoje, um total de 7 694 incêndios queimaram mais de 3 milhões de acres (mais de 1,2 milhão de hectares) de terreno, equivalente a uma área de 12,5 mil km²!

O capitão do Cal Fire, Richard Cordova, disse a CNN “Isso é loucura. Nós ainda não entramos no pico da temporada de incêndios entre os meses de outubro e novembro e já quebramos o recorde de todos os tempos”. Até o momento, 12 pessoas morreram e 5 875 estruturas foram danificadas ou destruídas, pelas últimas atualizações do Cal Fire.

Uma previsão do potencial nacional de incêndios para os meses de setembro e outubro, emitida pelo National Interagency Fire Center na última semana, indica um aumento dramático da atividade de incêndios ao longo de todo o oeste dos Estados Unidos, baseado nos padrões climáticos. De acordo com esta instituição, vários eventos de onda de calor e tempestades elétricas, com raios e relâmpagos, associados aos ventos fortes, deram início e intensificaram grande parte dos incêndios ocorridos até então.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, sigla em inglês) alertou que pelo menos 10 recordes de calor foram quebrados nesse final de semana. No condado de Los Angeles, os termômetros registraram um novo recorde de temperatura máxima de 49.4°C no domingo (06)! O NWS de Los Angeles também registrou uma temperatura máxima de 47.2°C em Paso Robles, a mais alta já registrada no condado de San Luis Obispo.

A pequena cidade de Auberry no centro da Califórnia, de 2,5 mil habitantes, teve que ser inteiramente evacuada na segunda feira (07) enquanto o incêndio Creek Fire queimava descontroladamente as montanhas de Sierra Nevada.

A densa pluma de fumaça emitida por todos esses focos de incêndio cobriu grande parte do estado, nas imagens de satélite a dimensão dessa camada de fumaça chamou a atenção. Essa intensa camada de fumaça bloqueou a luz do sol em diversas cidades, criando cenas apocalípticas, com o céu completamente alaranjado ou vermelho.

A grande cidade de São Francisco foi o principal destaque do cenário midiático internacional nessa quarta-feira, num dia em que o sol nunca apareceu, devido a grande cortina de fumaça que se estabeleceu na cidade. Diversos registros foram feitos por moradores de todas as regiões da cidade e em todas o céu avermelhado ganha destaque.

Muitos pesquisadores e especialistas afirmam que esses incêndios cada vez mais devastadores no oeste do Estados Unidos estão associados as mudanças climáticas. Segundo um levantamento feito pelo jornal The New York Times o registro de incêndios na Califórnia é feito desde 1932, dos 10 maiores incêndios ocorridos desde então, 9 ocorreram desde 2000, 5 desde 2010 e 2 somente nesse ano. Além disso, não é por acaso que 9 dos 10 anos mais quentes da história também ocorreram desde 2000.

E por mais surreal que pareça, enquanto a Califórnia arde em chamas nesses últimos dias de verão boreal, alguns estados no noroeste do país experimentam um frio fora do normal. Uma frente fria muito poderosa trouxe mudanças extremas para regiões que também estavam sofrendo com a onda de calor. Algumas cidades chegaram a registrar temperaturas máximas superiores a 30°C num dia e máximas inferiores a 10°C no dia seguinte!