Vale da Morte registra um novo recorde de temperatura global

No domingo (16) um novo recorde de temperatura máxima global foi registrado no Vale da Morte, Califórnia: a impressionante marca de 54.4°C! Essa é a maior temperatura registrada no mundo em mais de 100 anos!

Vale da Morte
O Vale da Morte, na Califórnia, um dos lugares mais quentes do planeta, registrou um novo recorde de temperatura!

O Vale da Morte, localizado no estado da Califórnia, Estados Unidos, pode ter registrado uma das maiores temperaturas do planeta nesse domingo (16)! A temperatura máxima atingiu a marca de 54.4°C perto do Centro de Visitantes de Furnace Creek, dentro do Parque Nacional do Vale da Morte, cerca de 160 km a noroeste da cidade de Las Vegas.

Devido a raridade e a extremidade desse registro, um comitê de meteorologistas e climatologistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) fará uma revisão formal dos dados e do sistema de observação utilizado para ver se esse valor é real e se será aceito como recorde.

Se essa temperatura for verificada e confirmada pela OMM, essa será a maior temperatura do ar registrada em mais de 100 anos! De acordo com a OMM, a maior temperatura registrada no planeta foi de 56.7°C em 10 de julho de 1913. E o mais interessante é que esse recorde também havia sido registrado em Furnace Creek, no Vale da Morte!


Esse antigo recorde de 1913, no entanto, é incerto. Alguns historiadores do clima e meteorologistas acreditam que a leitura de temperatura realizada nessa data não seja válida, pois não condizia com com as condições meteorológicas que vigoravam naquele período. Os especialistas dizem que provavelmente a temperatura de 56.7°C do dia 10 de julho de 1913 tenha sido um erro do observador, e que a temperatura real do dia tenha sido 2.2 a 2.8°C menor.

Outros recordes de temperaturas também foram registrados em outras partes do mundo, porém essas medições não são consideradas confiáveis. Como uma temperatura de 55°C registrada em Kebili, Tunísia, em 7 de julho de 1931, que os especialistas dizem não confiar nesse registro devidos a má exposição do termômetro que a mesurou.

Dessa forma, se verificado e confirmado pelos especialistas da OMM, a temperatura de domingo do Vale da Morte pode ser a temperatura do ar mais alta registrada e verificada do planeta!

O calor extremo não é novidade para o Vale da Morte, sendo conhecido como um dos lugares mais quentes do planeta, além de ser o local mais baixo, seco e quente da América do Norte. Furnace Creek, onde a temperatura foi registrada, fica a 58 metros abaixo do nível do mar no meio do deserto de Mojave. Em 2013 a região também registrou temperaturas de 54°C.

Califórnia em chamas!

Todo o oeste dos Estados Unidos, do sudoeste de Arizona até a costa noroeste de Washington, tem sofrido com uma onda de calor extrema que deve se estender ao longo dessa semana. No estado da Califórnia, as condições escaldantes resultaram em dois dias de apagões no estado, devido ao colapso do sistema de distribuição de energia.

Além das temperaturas extremas, todo o estado também tem enfrentado grandes incêndios florestais que parecem ser intermináveis. No sábado um tornado de fogo foi avistado no norte do estado, no condado de Lassen, próximo à fronteira de Nevada, onde um grande incêndio florestal queimava uma área de milhares de hectares. As temperaturas extremas, a fumaça do incêndio e os ventos fortes se combinaram para criar uma perigosa tempestade de fogo que assustou muitos moradores da região.