Neve se forma em pleno verão nos Estados Unidos

Uma frente fria fez as temperaturas caírem mais de 30°C em um único dia nas Montanhas Rochosas e alguns estados americanos registraram mais de 40 cm de neve - tudo isso antes do final do verão.

Neve se forma em pleno verão nos Estados Unidos
Cidades próximas às Montanhas Rochosas registraram até 40 cm de neve antes do início do inverno, após queda brusca de 30 ºC em um único dia.

Nos Estados Unidos, a passagem de uma frente fria excepcionalmente poderosa trouxe mudanças extremas para o tempo. Quedas bruscas de temperatura, ventos fortes e neve foram registradas no Oeste do país semanas antes do final do verão.

Regiões próximas às Montanhas Rochosas registraram uma queda de mais de 30°C em um período de poucas horas, atingindo temperaturas negativas. Neve pesada se formou em Montana, Dakota do Sul, Wyoming e Utah entre esta segunda-feira (07) e terça-feira (08), com registros de até 40 cm de neve em regiões próximas à montanha Casper.

Em Denver, as temperaturas de 32°C registradas no domingo (06) caíram bruscamente e atingiram valores negativos já na terça-feira (08). Na quarta-feira (09), milhões de pessoas ainda permaneciam sob alerta de condições extremas de inverno. Avisos de congelamento e geada também foram emitidos para Idaho, Colorado, Nebraska, Dakota do Norte e Minnesota.

É comum que frentes frias comecem a atingir o oeste dos Estados Unidos no início de setembro, mas a queda tão brusca e intensa de temperaturas este ano ocorreu muito mais cedo do que o esperado.

A neve, as temperaturas baixas e os ventos fortes fizeram com que várias estradas fossem fechadas na manhã de terça-feira (08), incluindo rodovias de Wyoming que levam ao Parque Nacional de Yellowstone e a estrada panorâmica que passa pelo Parque Nacional Glacier.

O sistema frontal também causou quedas de energia. Uma concessionária relatou que quase 200.000 clientes perderam energia em Idaho, Utah e Wyoming. Algumas cidades podem permanecer sem eletricidade por vários dias, disseram as autoridades.

Em Utah, rajadas de vento de quase 160 km/h atingiram a Cidade de Salt Lake, causando quedas de árvores. As autoridades alertaram as pessoas para ficarem dentro de casa, evitando encontrar linhas de transmissão derrubadas e outros perigos.

A frente fria foi tão intensa que quebrou diversos recordes americanos. No Colorado e no Novo México, por exemplo, neve nunca havia sido registrada tão cedo no ano.

Em Rapid City, na Dakota do Sul, foi registrada a mudança mais rápida entre condições de calor extremo e neve. O tempo mudou de 37°C para 1 cm de neve em apenas dois dias. O recorde anterior pertencia à Ardmore, também em Dakota do Sul, onde um fenômeno similar ocorreu em 1929 ao longo do período de três dias.

Uma queda tão brusca de temperaturas em Denver é extremamente rara e ocorreu apenas seis vezes nas últimas décadas, todas durante o inverno - É a primeira vez que um fenômeno do tipo ocorre antes do início do Inverno.

A queda de temperaturas, no entanto, está ajudando a combater os incêndios florestais no Colorado e em Montana, que quase quadruplicaram de tamanho no último fim de semana, antes da passagem da frente-fria.

Quais são as causas de uma frente fria tão intensa?

Há indícios de que as mudanças climáticas tem contribuído para o aumento do calor no oeste dos Estados Unidos, que tem alimentado estes incêndios florestais. Porém, ainda não está claro se isso também desempenha um papel na intensificação das frentes frias.

De qualquer maneira, os tufões Maysak e Haishen, no Oceano Pacífico, podem estar conectados ao fenômeno. A pressão baixa associada a eles pode estar afetando as correntes de jato e ajudando a transportar o ar frio do ártico para o Sul, consequentemente penetrando nos Estados Unidos.

Nos próximos dias, uma crista (região de alta pressão) deve se formar na região e fazer as temperaturas se elevarem novamente, trazendo um clima mais agradável para todo o oeste dos Estados Unidos.