Derramamento de petróleo no Peru: um desastre ambiental e humanitário

Um dos piores derramamentos de óleo no Peru, deixa milhares de espécies marinhas mortas, incluindo pássaros, peixes e crustáceos, além de pescadores sem comida e meios de subsistência. Abaixo damos-lhe os detalhes sobre esta catástrofe ambiental.

Derramamento de petróleo no Peru
O Peru declara uma emergência ambiental por 90 dias na área marinha costeira danificada após o derramamento de óleo. Fotografia: jornal El Peruano

A multinacional de petróleo e carvão Repsol, com sede em Madri, tem um histórico de vazamentos de óleo em várias regiões do Peru. 2022 mal começou e há relatos na região da Amazônia e Loreto, mas o mais recente ocorrido nas praias da província de El Callao é postulado como um dos mais notórios e catastróficos.

Após a intensa erupção do vulcão submarino em Tonga ocorrida em 16 de janeiro, deu origem a fortes ondas que atingiram a costa oeste da América do Sul. Esse efeito de impacto ocorreu justamente durante o processo de descarga de petróleo bruto do navio Mare Dorium, de a Refinaria La Pampilla está localizada no Mar de Ventanilla, causando um grande derramamento de óleo.

Este fato, uma semana depois de ocorrido, mantém a região em estado de emergência por 90 dias, decorrente de sua extensão e consequências, onde centenas de quilômetros de praia e recifes foram contaminados, além da morte de milhares de animais como pássaros, peixes e crustáceos.

Em uma declaração do ministro do Meio Ambiente, Rubén Ramírez, ele destaca que “há sérios danos à biodiversidade, que podem afetar até a saúde das pessoas”. Até agora, autoridades e habitantes mostram preocupação com o desastre natural mais danoso dos últimos tempos na costa da capital peruana.

Danos colaterais em praias peruanas

Estima-se que cerca de 6.000 barris foram derramados, afetando aproximadamente 2 milhões de metros quadrados de mar e costa de vários distritos de Lima, sendo as províncias de Callao a Pacasmayo as mais afetadas.

"Encontramos uma situação lamentável e estamos tentando ajudar os animais com a respiração, praticar primeiros socorros, mas eles não resistem, estão mortos, cheios de óleo",Virgo Gálvez, ativista ambiental, disse à mídia Infobae enquanto segurava nas mãos um pássaro embebido em petróleo bruto.

Por outro lado, segundo o Ministério do Meio Ambiente, as correntes marinhas espalharam o combustível ao longo da costa, afetando mais de 21 praias. Além disso, os pescadores enfrentam a catástrofe apontando que estão sem trabalho e sem alimentação.

Enquanto isso, outras pessoas que viviam de atividades ligadas às praias, como turismo e vendas (restaurantes, aluguel de guarda-sóis, vendedores ambulantes e lojas de artesanato), estão sendo prejudicadas economicamente.

Fora da Repsol do Peru
O descontentamento dos peruanos é evidente após a catástrofe ambiental nas principais praias do país. Fotografia: AFP

Evasão de responsabilidades

Embora o vazamento tenha sido descrito como uma "catástrofe ecológica" pelo governo, a Repsol afirma que não foi responsável, com esse argumento, quando não é a primeira vez que ocorre por parte da empresa, dizem que a culpa é das autoridades marítimas peruanas por não emitirem avisos sobre o aumento das ondas após a erupção em Tonga.

Sem dúvida, este é mais um motivo para começar com o uso de energia limpa, para que os diferentes ecossistemas ambientais não precisem ser prejudicados, que somados a isso já estão em estado de estresse, decorrentes dos efeitos nocivos do clima mudar.