"Chuva" de iguanas congeladas na Flórida, após o frio extremo nos EUA

A situação pode se tornar perigosa dada a probabilidade de iguanas congeladas atingirem pessoas e/ou carros. Embora pareçam mortos, na maioria dos casos eles se recuperam rapidamente com o aumento das temperaturas.

Iguana chuva Flórida Miami frio
iguana congelada. Foto via Twitter: @FranklyFlorida

O fenômeno é bem conhecido no estado da Flórida (EUA), mas não para de surpreender o mundo: a chuva de iguanas congeladas no inverno, em situações de muito frio como a recente, pode se tornar perigosa dada a probabilidade de atingir pessoas e/ou carros.

A maioria das iguanas do sul da Flórida vem de países com climas mais quentes na América Central e do Sul, onde não precisam lidar com temperaturas tão baixas. Assim, o corpo da iguana desliga certas funções do sistema nervoso para conservar o calor nos órgãos vitais.

Presos ao chão, eles parecem estar mortos, mas as autoridades alertam que, na grande maioria dos casos, eles se recuperam rapidamente quando as temperaturas sobem.

Iguanas hibernando na Flórida

Essas iguanas verdes de sangue frio dependem do calor externo para regular a temperatura do corpo. Quando está abaixo de 10°C, muitos deles entram em um estado de hibernação que os deixa entorpecidos.

Para sobreviver em condições mais frias, as iguanas diminuem o ritmo de seus processos corporais, incluindo o fluxo sanguíneo e os batimentos cardíacos a um ponto mínimo. Elas até mudam de cor, de um verde brilhante para um tom mais acinzentado, e seus olhos ficam fundos.

Quando as temperaturas sobem, elas voltam ao seu estado físico normal. Tartarugas marinhas, cobras e outros répteis também são animais que sofrem atordoamento pelo frio durante condições de gelo.

Alerta! Chuva de iguanas congeladas

As iguanas verdes adultas podem medir até 1,5 metro e pesar até 17 kg, no caso dos machos. Por conta disso, a queda desse animal congelado é um risco potencial e pode causar estragos. As quedas geralmente ocorrem enquanto eles dormem nas árvores e perdem o controle.

Quando faz frio no estado da Flórida, não é incomum que o Serviço Nacional de Meteorologia de Miami emita alertas de “iguanas caindo” para alertar a população sobre esse fenômeno.

A recente tempestade de inverno nos Estados Unidos não foi mais uma. Com um saldo de mais de 50 mortes, milhões de residências sem energia e milhares de voos cancelados, mais de 60% da população enfrentou algum tipo de alerta ou alerta de condição de inverno.

O Serviço Nacional de Meteorologia de Miami confirmou que foi o Natal mais frio já registrado em termos de temperaturas máximas, com valores geralmente não superiores a 10°C no estado.

De acordo com a BBC News, A Comissão de Pesca e Vida Selvagem da Flórida emitiu um alerta em sua conta no Twitter sobre o recente surto de frio ártico.

“Com temperaturas mais baixas neste fim de semana de feriado, você pode ver iguanas verdes não nativas em estado de torpor, perdendo temporariamente todo o controle muscular. Você pode até vê-los cair das árvores", escreveu o órgão público.

"Faça o que fizer, não traga iguanas verdes selvagens para sua casa ou carro para aquecê-las! Elas podem se recuperar mais rápido do que você pensa e ficar na defensiva, usando suas longas caudas e dentes e garras afiadas", acrescentaram.