Os 10 vídeos mais incríveis de 2022! Clima extremo e fenômenos naturais

Na Meteored compilamos os vídeos mais impressionantes de um 2022 que nos deixou um grande repertório de meteorologia extrema e fenômenos naturais impressionantes. Erupções, inundações, granizos catastróficos, tempestades... Qual será o nosso número 1?

Os 10 vídeos de maior impacto do ano viraram um clássico do Meteored. Nossa redação acumula meia década de busca diária e incansável por testemunhos audiovisuais, mostrando desde os fenômenos meteorológicos mais extremos do planeta até pequenas curiosidades ou desastres naturais.

Nesta edição temos um ranking muito impressionante, com alguns eventos atmosféricos que se têm revelado de uma forma ou de outra catastróficos, refletindo o avanço imparável das mudanças climáticas atuais, ou algum fenómeno natural que se tem vindo a fazer sentir... sobre o mundo! planeta!

Em nossa seção de vídeos você encontra todos os dias os fenômenos mais impactantes avistados em todo o planeta. Não os perca!

O “ranking” começa com algumas imagens muito curiosas, com um fenômeno raro que a princípio foi confundido com uma tromba d'água em Morrito (Nicarágua), sendo na verdade uma densa nuvem de chayules (insetos). Para a nona posição, passamos para o extremo sul da Rússia, especificamente para Gelendzhik, uma cidade turística às margens do Mar Negro. No final do verão, este incrível par de trombas d'água foi caturado, deixando imagens que nos levaram a outras partes do planeta.

Na posição oito saltamos de volta para a América, especificamente o icônico Parque Nacional de Yellowstone (EUA), que em meados de junho teve que ser evacuado e fechado por alguns dias devido a fortes inundações e deslizamentos de terra como resultado de fortes chuvas e degelo. Para o sétimo lugar, viajamos para o Iêmen, no extremo sul da península arábica, onde um grande e incrível sumidouro foi explorado pela primeira vez pela Oman Cave Exploration Team, revelando um incrível mundo subterrâneo.

youtube video id=9TdgGlF6EWw

Em sexto lugar passamos para Andover (Kansas, EUA), que sofreu graves estragos com a passagem de um poderoso tornado EF-3 flagrado pelas câmeras da prefeitura. Na quinta posição temos a catastrófica chuva de granizo que atingiu algumas regiões da Catalunha, na Espanha. Pedras de gelo de mais de 10 centímetros caíram, o que infelizmente matou um bebê. Na posição quatro recordamos a tragédia ocorrida na Marmolada, cume das Dolomitas (Itália), onde o desprendimento de parte de uma geleira devido ao calor anormal acabou com a vida de 11 caminhantes.

Chegamos ao pódio, com um resultado muito próximo. Na posição 3 ficam as incríveis imagens que nos deixaram a erupção do Maula Loa, o maior vulcão do planeta localizado no Havaí (EUA). A medalha de prata vai para alguns vídeos gravados por moradores de Mumbai (Bombaim), na Índia, que mostram o impacto impressionante e próximo de um raio em um prédio. O vencedor do ranking é o tsunami causado pela grande erupção do Hunga Tonga-Hunga-Ha'apai em meados de janeiro, que provocou um grande repertório de fenômenos, alguns dos quais se fizeram sentir um pouco por todo o planeta. Ele é o vencedor justo! Esperemos que 2023 nos traga uma classificação mais gentil.