O aquecimento global aceleraria em 2023 devido à retirada do La Niña

Tudo indica que, após 3 anos estabelecendo o padrão climático, cessaria o resfriamento nas águas do Oceano Pacífico Equatorial. Pela mesma razão, é provável que o aumento da temperatura no planeta seja mais rápido. Há chance de El Niño aparecer?

indústrias; aquecimento global; emissões; gases de efeito estufa
O aquecimento global pode aumentar com o retorno do fenômeno El Niño em 2023.

Mudança na equipe? Nos últimos 3 anos fomos acompanhados pelo Fenômeno La Niña, que está relacionado ao resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico na zona tropical, o que ajuda a moderar em parte o aumento acelerado do aquecimento do planeta.

Tudo indica que o La Niña diminuirá nos próximos meses após esse período prolongado, influenciando não só as condições do mar, mas também a atmosfera.

“Até 2023, nosso modelo climático prevê o fim de 3 anos consecutivos de La Niña, com um retorno a condições relativamente mais quentes em partes do Oceano Pacífico tropical. Essa mudança provavelmente levará as temperaturas globais a serem mais quentes do que em 2022", disse o Dr. Nick Dunstone, do UK Met Office.

Nós continuamos aquecendo

Com a retirada do fenômeno La Niña, espera-se que a temperatura média mundial em 2023 fique entre 1,08°C e 1,32°C acima da média pré-industrial, o que seria o décimo ano consecutivo com temperatura de pelo menos 1°C acima do período em que nos “apaixonamos” pelos combustíveis fósseis.

Desde 2014, a temperatura média na superfície do planeta supera 1,0°C acima do período pré-industrial.

"Até agora, 2016 foi o ano mais quente já registrado, que começou em 1850. Naquela ocasião, houve um fenômeno El Niño, onde as temperaturas globais foram impulsionadas por águas mais quentes no Oceano Pacífico tropical", disse Adam Scaife, chefe do Long- previsão de alcance para o Met Office.

Acrescentou que sem o El Niño para aumentar as temperaturas globais, no entanto, “2023 provavelmente não será um recorde; Mas com o aumento das emissões de gases de efeito estufa continuando em ritmo acelerado, o próximo ano pode ser outro ano notável na série recorde”.

O El Nino vai voltar?

As estimativas projetam o fim do fenômeno La Niña durante o primeiro trimestre de 2023 para iniciar um período de neutralidade (sem La Niña ou El Niño). Mas esta condição pode mudar para os trimestres de junho, julho e agosto (inverno austral), já que 60% dos modelos climáticos preveem que o fenômeno El Niño possa retornar.

Probabilidade ENSO; IRI
A probabilidade de retorno de um período de El Niño aumentou consideravelmente para o inverno do hemisfério sul. Fonte: IRI.

“De qualquer forma, temos que esperar para ter uma previsão mais precisa. Os resultados dos modelos podem mudar com o tempo, por isso o monitoramento mês a mês deve ser mantido”, alerta José Vicencio, doutorando em ciências atmosféricas, da Meteored Chile.

Até agora, neste século, apenas os invernos australs de 2002, 2004, 2009 e 2015 estiveram sob a influência do El Niño.