Fascinante! As 25 melhores fotos da aurora boreal em 2022

Um blog de fotografia e viagens compila pelo quinto ano consecutivo a coleção das 25 melhores imagens da aurora boreal. Prepare-se para se apaixonar por tanta beleza do nosso planeta!

Aurora boreal
«Inception» – Giulio Cobianchi. Islas Lofoten, Noruega.

As auroras, tanto no hemisfério norte (boreal) quanto no hemisfério sul (austral), são um dos fenômenos naturais mais fascinantes e atraentes que podemos presenciar em nosso planeta.

Ao longo dos anos, os grandes avanços tanto no campo da fotografia quanto na globalização da informação nos possibilitaram uma maior acessibilidade a imagens impressionantes desse fenômeno, o que seria impensável décadas atrás. Ainda mais, considerando que muitas vezes você precisa estar localizado em partes remotas do planeta para poder observar todo o seu esplendor.

É assim que o blog de fotografia e viagens Capture the Atlas facilita a distribuição de imagens fascinantes das auroras através da coleção do fotógrafo da aurora boreal do ano, que em 2022 comemora sua quinta edição.

Veja a coleção das 25 melhores fotografias da aurora boreal neste link.

"Este ano houve um grande salto de qualidade, com ótimas imagens após dois anos difíceis para viajar para as latitudes do norte com todas as restrições que estavam em vigor", explica Dan Zafra, editor-chefe do Capture the Atlas, em declarações compiladas pela La Vanguardia.

Selecionando as melhores fotografias da Aurora Boreal

A temporada da Aurora Boreal vai de setembro a abril no Hemisfério Norte e de março a setembro no Hemisfério Sul, sendo a melhor época para vê-la e fotografá-la nos equinócios de outono e primavera.

Aurora boreal
«Polaris Dream» – Nico Rinaldi. Murmansk Oblast, Russia.

A seleção de fotografias é publicada para coincidir com a época da aurora boreal, e pretende “inspirar e partilhar a beleza deste fenômeno natural”. A compilação deste ano inclui imagens feitas em países como Estados Unidos, Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca, Canadá, Rússia e Nova Zelândia por 25 fotógrafos de 13 nacionalidades diferentes.

A qualidade da imagem, a história por detrás do disparo e, em geral, a capacidade inspiradora das fotografias, são os principais fatores na seleção das imagens de cada ano.

Aurora boreal
«Michigan Night Watch» – Marybeth Kiczenski. Faro de Point Betsie, Frankfort, Míchigan.

Como indicado pela La Vanguardia, Dan Zafra é responsável pela curadoria de imagens ao longo do ano, procurando não apenas imagens tiradas por alguns dos fotógrafos mais renomados do mundo, mas também procurando novos talentos e lugares onde as luzes do norte nunca foram fotografadas antes, como a imagem da aurora boreal capturada em uma caverna de geleira recentemente desmoronada no Alasca ou em lugares únicos como a Dinamarca.

Aurora boreal
«Nugget Point Lighthouse Aurora» – Douglas Thorne. Faro de Nugget Point, Nova Zelândia.

A diminuição das restrições de viagem e o aumento da atividade solar com o novo ciclo solar estão oferecendo grandes oportunidades para ver os deslumbrantes espetáculos da aurora boreal. "Depois de dois anos difíceis, estamos vendo novamente um número crescente de imagens excepcionais da aurora boreal, tornando esta a seleção mais difícil até o momento", explica Zafra.