Vídeos: o que a tempestade de frio extremo provocou nos Estados Unidos

A tempestade de inverno de características extraordinárias deixa quase 50 mortos, muitos deles presos em seus veículos pela neve. Mais de 1,6 milhão de residências sem eletricidade e milhares de voos cancelados.

Estados Unidos frio inverno tempestade neve Natal
Os veículos pararam na 131 North Freeway perto da 84th Street na sexta-feira, 23 de dezembro de 2022, em Byron Center, Michigan. (Neil Blake/The Grand Rapids Press via AP)

Muito lentamente, os Estados Unidos tentam recuperar a normalidade depois de um Natal que será difícil de esquecer. A grande tempestade de frio e neve, bem anunciada com vários dias de antecedência, causou estragos em ninguém menos que uma das nações mais bem preparadas para enfrentar contingências climáticas dessa magnitude.

O clima extremo, com nevascas e temperaturas de até 48 graus abaixo de zero, provocou o cancelamento de milhares de voos e deixou muitas estradas intransitáveis justamente na época em que os habitantes costumam se deslocar de uma cidade a outra para comemorar as festas.

Mais de 1,6 milhão de residências ficaram sem eletricidade após vários dias de intensos ventos polares que atingiram o centro e o leste do país no que foi apelidado de tempestade "Elliot".

O número de mortos nesta segunda-feira subiu para 48, depois que um aumento de casos para 27 foi conhecido no oeste de Nova York.

Algumas vítimas fatais foram encontradas em carros e outras na rua em meio à neve. “É uma grande catástrofe”, disse Mark Poloncarz, gerente do condado de Erie. Teme-se que a lista de mortos continue a aumentar nas próximas horas.

Segundo a NBC News, as mortes foram relatadas em 12 estados: Colorado, Illinois, Kansas, Kentucky, Michigan, Missouri, Nebraska, Nova York, Ohio, Oklahoma, Tennessee e Wisconsin.

Mais de 60% da população dos Estados Unidos é afetada pela grande tempestade de inverno

O clima extremo se estendia dos Grandes Lagos, perto do Canadá, até o Rio Grande, ao longo da fronteira mexicana. Cerca de 60% da população dos Estados Unidos enfrentou algum tipo de alerta ou alerta do clima de inverno, com temperaturas caindo drasticamente abaixo do normal desde o leste das Montanhas Rochosas até os Apalaches.

A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, destacou que quase todos os caminhões de bombeiros daquela cidade estavam presos e implorou à população que respeitasse a proibição de dirigir. As autoridades anunciaram que o aeroporto local permanecerá fechado pelo menos até a manhã desta terça-feira. O serviço meteorológico disse que a neve no Aeroporto Internacional de Buffalo-Niagara atingiu 1,1 metros a partir das 7h de domingo.

Cerca de 1.346 voos domésticos e internacionais foram cancelados, de acordo com o site FlightAware.

Uma baixa pressão bomba sobre os Estados Unidos, com frio extremo

Desde a tarde de sexta-feira, a tempestade tornou-se uma "baixa pressão bomba", termo que se refere ao que se conhece como ciclogênese explosiva, assim chamados de sistemas de baixa pressão que, como neste evento, conseguem que sua pressão central diminua em pelo menos 24 hPa em 24 horas.

O choque entre duas massas de ar, uma muito fria do Ártico e outra tropical do Golfo do México, deixou condições impensáveis: Miami, por exemplo, teve um Natal mais frio que Londres, com temperaturas que mal passaram dos 10°C em a tarde. , algo que será muito difícil de observar novamente.

“Foi o Natal mais frio já registrado em termos de temperaturas máximas”, relatou o National Weather Service Miami.

O NWS anunciou que as temperaturas no centro e leste dos Estados Unidos devem voltar a valores mais normais ao longo desta semana.