O degelo em partes da Groenlândia, Islândia e Noruega está diminuindo!

Uma anomalia no Atlântico Norte chamada "The Cold Blob", causada provavelmente pelo enfraquecimento da Circulação Inversa Meridional do Atlântico, também conhecida como AMOC, está diminuindo o degelo das geleiras árticos.

glaciares árticos
No sistema climático do nosso planeta, a Circulação Inversa Meridional Atlântica desempenha um papel importante na regulação do fluxo de calor e na determinação de como o clima varia.

Novas evidências mostram que a chamada "The Cold Blob" ("bolha fria", tradução literal) no Atlântico Norte representa a persistência de uma anomalia de arrefecimento subpolar na água do oceano naquela área.

Por outras palavras, esta "bolha fria" significa que uma parte do mundo foi capaz de "resistir" ao aquecimento global, provavelmente devido a um enfraquecimento da Circulação Inversa Meridional do Atlântico (AMOC) ao longo do século passado.

A AMOC e os seus efeitos no clima

São quatro os continentes que experimentam os efeitos da Corrente do Golfo. A corrente, que se desloca para oeste a partir das costas de África, tem um impacto significativo nos padrões climáticos em todo o mundo, desde Caracas a Miami e eventualmente à Europa. À medida que a água mais quente passa pelos continentes, transforma-se lentamente em água mais fria, ao dirigir-se para o Ártico.

Através do Atlântico Norte, um dos braços da Corrente do Golfo parte em direção à Islândia, transportando grandes quantidades de calor em direção ao Norte. Uma estimativa mostra que este calor transportado é 78 mil vezes a quantidade de calor que a Escandinávia utiliza diariamente. O motivo de preocupação é que as temperaturas dos oceanos a sudeste da Groenlândia têm sido gradualmente mais frias nos últimos anos, apesar das temperaturas globais recordes de calor.

temperatura oceano
Aqui pode ver-se a tendência da temperatura da superfície do mar de 1993 a 2018. Enquanto o Atlântico e o Mediterrâneo estão aquecendo, o Mar de Irminger está esfriando. Fonte: European Atlas of the Seas.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) tem fornecido mapas de temperatura, mostrando temperaturas continuamente decrescentes numa região conhecida como o Mar de Irminger, localizada a norte do Círculo Ártico.

A "bolha fria" pode indicar que menos água quente e menos calor global, em geral, estão a dirigir-se para norte devido aos efeitos do aquecimento global. Esta evolução foi prevista há muito tempo como resultado do aquecimento global.

Como é que as geleiras estão respondendo?

Todos sabemos que, devido a um clima quente, as geleiras e as placas de gelo por todo o mundo estão continuamente a derreter e a encolher a um ritmo acelerado.

Entre as décadas de 1930 - 1950 tanto a Islândia, como a Groenlândia e a Noruega, sofreram balanços de massa negativos e um considerável recuo dos glaciares. Vários estudos mostram que o oceano à volta da Islândia aqueceu depois de 1995, o que está correlacionado com o aumento da perda de massa causada pelo aquecimento global, tanto na Islândia como na Noruega, desde 1995.

Durante as últimas três décadas, tem havido uma liberação acelerada de água doce, resultando provavelmente no arrefecimento da região subpolar do Ártico, pois se a água de superfície no Atlântico Norte se tornar menos salgada, provavelmente já não será suficientemente densa para se afundar, independentemente de arrefecer.

Desta forma, a formação das águas profundas do Atlântico Norte iria parar. Como resultado, o transporte de calor dos polos oceânicos e o fluxo de ar suave do Atlântico através da Europa Ocidental também causariam uma queda rápida da temperatura no local, principalmente durante o inverno.

Esta bolha de água fria pode ter efeitos positivos na recuperação dos mantos de gelo da região do Ártico, apesar de poder trazer invernos mais rigorosos para a Europa.reve

Após 2010, as condições oceânicas mais frias resultaram no arrefecimento da temperatura atmosférica, pelo que a Islândia e a Noruega puderam reduzir a sua massa perdida. Também na Groenlândia, a perda de massa abrandou após um ano recorde de perda de massa em 2012.

Nos últimos 20 anos tem havido uma perda bastante contínua de gelo dos glaciares no Norte e Noroeste da Groenlândia. Por outro lado, o Sudeste e o Sudoeste da Groenlândia estão a sofrer um abrandamento no degelo, juntamente com o Nordeste da Groenlândia que nos últimos cinco anos tem estado a registar um balanço de massa líquida próximo de zero.